Land Rover de Isabel II vai a leilão

| Revista ACP

É um clássico com estatuto real, tem caraterísticas únicas e foi totalmente restaurado.

Land-Rover-900

Este Land Rover série 1 de 1953 foi encomendado pela família real britânica e seguiu para a propriedade de Balmoral quando Isabel II subiu ao trono, onde permaneceu durante mais de uma década até ser vendido em 1966. Desde aí ficou esquecido e degradou-se, mas voltou a brilhar como novo depois de um profundo restauro para agora procurar novo dono. Vai ser leiloado a 25 de fevereiro pela Silverstone no Reino Unido, esperando-se que a sua venda ultrapasse os 170 mil euros, valor estimado para este lote.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Registado em 1954 com a “real” matrícula NXN1, este clássico TT foi conduzido por Isabel II e pelo Príncipe Filipe sempre que viajavam para Balmoral, mas não só. Também a Rainha Mãe chegou a utilizá-lo assim como o seu neto mais velho, atual rei de Inglaterra. Em 1966, foi vendido a um particular que o registou com a matrícula LXC 894D. Mais tarde, foi armazenado e caiu no esquecimento durante décadas.

Mas agora está imaculado, no seu estado original e com uma série de características únicas, incluindo portas traseiras duplas. Na altura da reconstrução, o ainda Príncipe Carlos reconheceu o “velhinho” TT tendo financiado parte do seu restauro.

Não é todos os dias que surge um veículo desta proveniência para ser colocado à venda e no estado imaculado em que se encontra. Sem dúvida que este Land Rover foi importante na vida privada de Suas Majestades em Balmoral, onde sabemos que a família real adorava fazer piqueniques”, comentou Rob Hubbard, diretor de vendas da Silverstone Auctions.

Embora com um preço estimado a rondar os 170 mil euros, espera-se que o seu valor vá muito mais além pela história que o carro transporta. O último automóvel da realeza vendido pela Silverstone foi o Ford Escort RS Turbo dos anos 80 que pertenceu à princesa Diana e que em agosto último foi leiloado por mais de 800 mil euros.

scroll up