“Este é ‘o carro’, o resto é transporte”

| Revista ACP

Foi das frases publicitárias que mais ajudou a lançar no mercado o Fiat X 1/9, que este ano comemora o seu 50º aniversário.

Fiat-X-50-anos-900

Apresentado à imprensa em novembro de 1972, o Fiat X 1/9 marcou desde logo pelo seu design, ou não tivesse assinatura Bertone. Uma estética que ainda hoje impressiona, cinco décadas depois. Considerado um dos modelos mais marcantes da marca italiana, este dois lugares chegou para substituir o Fiat 850 Spider, que não lhe ficou atrás na história do construtor.

Embora com aparência de um verdadeiro desportivo, quase um carro de corrida, o Fiat X 1/9 não se comportava assim na estrada pois o seu desempenho não ultrapassava os 75 cv pois equipava um motor de um simples Fiat 128. No entanto, contou com uma segunda geração em 1978 um pouco mais potente ao ganhar mais 75 kg e um bloco 1.5 de 85 cv associado a uma caixa de cinco velocidades. A suspensão e direção também sofreram melhorias.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Na época do seu lançamento, o interior também recebeu boas críticas graças ao design futurista, bancos bem desenhados e uma posição de condução que convidava a uma condução desportiva. Ao longo dos anos, ficou claro que a qualidade dos plásticos do painel de instrumentos não era das melhores, bastante propenso a degradar-se com a exposição solar e mudanças de temperatura.

Com tudo o que tinha de bom e mau, este modelo conseguiu equilibrar-se ao longo do tempo. Teve uma vida longa, sendo fabricado até 1989 com uma produção que chegou aos cerca de 160 mil exemplares. Atualmente é considerado um dos clássicos mais desejáveis pelos colecionadores.

scroll up