Opel Rekord D celebra 50 anos

| Revista ACP

O bem sucedido modelo que se estreou em janeiro de 1972 foi o primeiro da Opel de passageiros a gasóleo, com motor de 2,1 litros e 60 cv.

Opel-Rekord-D-50-anos

O Opel Rekord D, que celebra o 50º aniversário em janeiro de 2022, foi um bem sucedido modelo de gama média estreado em 1971. Também conhecido como Rekord II, para evitar confusão com “D” de Diesel, destacou-se desde logo pelo facto de ter elevado a fasquia da marca em termos de segurança passiva. Os reforços nos painéis laterais e no tejadilho ofereciam proteção em caso de colisões laterais e capotamentos, enquanto as zonas de deformação protegiam os ocupantes em caso de colisões frontais.

Os motores a gasolina do Rekord D foram desenvolvidos a partir dos comprovados blocos de quatro cilindros com árvore de cames à cabeça (‘camshaft-in-head,’ CIH), cuja produção já tinha ultrapassado dois milhões de unidades na altura do lançamento do modelo. A motorização base era um bloco de 1,7 litros com 66 cv, seguindo-se a motorização S com 83 cv e o bloco de 1,9 litros com 97 cv.

Além disso, o Rekord D foi também o primeiro modelo de passageiros Opel a chegar ao mercado com um motor Diesel. Lançado em 1972, vinha equipado com a versão de produção de um motor recordista mundial: o bloco Diesel de 95 cv, com turbo e câmara de turbulência, tinha feito a sua estreia em junho do mesmo ano num protótipo, o Opel GT Diesel, com a sua carroçaria de aerodinâmica otimizada, estabelecendo 18 recordes internacionais e dois recordes mundiais na pista de testes da Opel, em Dudenhofen.

No Rekord, o novo motor debitava 60 cv, consumia uma média de 8,7 litros de gasóleo por cada 100 quilómetros e alcançava uma velocidade máxima de 135 km/h. O Opel Rekord 2100 D era facilmente reconhecido pela protuberância no capô: devido à árvore de cames à cabeça e às modificações na cabeça, o motor Diesel era mais alto do que os motores a gasolina. “O Rekord D chegou ao mercado com a mesma atitude de frescura e boa disposição que um convidado irreverente imprime a uma festa”, lia-se press kit que anunciava o lançamento do modelo há 50 anos.

scroll up