Uma joia debaixo de 20 anos de lixo

| Revista ACP

Longe dos olhos, longe do coração. Foi o que aconteceu a um MGA 1600 durante duas décadas em Dorest.

MGA01

Depois de anos à espera de ser salvo, este MG MGA 1600 Roadster foi finalmente encontrado. Abandonado num celeiro em Shaftesbury, perto de Dorset, em Inglaterra, o carro estava completamente escondido por baixo de um monte de lixo.

De tal forma que, o trabalho de remoção que normalmente levaria dois dias, acabou por se traduzir numa operação de salvamento de 10 dias! Por entre pneu furados, bancos abatidos com o peso das tralhas que carregaram durante anos, outras surpresas surgiram, nomeadamente documentação que atesta um restauro parcial na década de 80 do século passado.

De acordo com o que a leiloeira Charterhouse conseguiu apurar, este raro modelo do qual foram produzidas apenas 31.501 unidades entre 1959 e 1960, a maior parte delas para exportação, viu o trabalho de recuperação parado a meio, precisamente quando se ia iniciar a faze de reconstrução do motor. Motivo pelo qual o carro acabou por ficar esquecido anos a fio.

“O carro parece ter tido a carroçaria e chassis recuperado e ter sido depois empurrado para a garagem para se dar início ao trabalho no motor. Depois, talvez o trabalho se tenha tornado demasiado, ou a vida se tenha metido no caminho, mas a verdade é que foi assim que ficou, por acabar,” aponta Richard Bromell, da Charterhouse.

Mas a vida deste pequeno descapotável britânico nem sempre foi assim, já que os documentos encontrados atestam também que se trata de um carro muito estimado, comprado novo há cerca de 50 anos e, apesar de ter tido três donos, nunca deixou a família.

Seja como for, este MGA 1600, que foi encontrado na sequência de um pedido de um executor testamentário, vai a leilão já em abril, com um preço estimado entre os 9.275 e os 17.395 euros. Um valor alto para um carro neste estado, mas cuja raridade acaba por justificar, ainda para mais quando se tem em conta que, uma vez totalmente restaurado e novamente dotado do seu motor original, poderá ver o seu valor ascender aos 51.000 euros!

scroll up