O Volvo P1800 foi recriado e arrecadou um prémio

| Revista ACP

A Cyan Racing recriou o desportivo sueco que sob nova roupagem conquistou o Troféu Retro Hero of the Year 2020.

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O modelo mais lendário da história da Volvo – o P1800 – ficou mundialmente conhecido por ser o carro de Roger Moore na série televisiva “O Santo”, mas também é considerado “um excelente exemplo de design escandinavo”, nas palavras de Håkan Samuelsson, Presidente e CEO da Volvo Cars. Quase 60 anos depois, a transformadora Cyan Racing recriou este desportivo sueco e chamou-lhe Volvo P1800 Cyan, que conquistou o Troféu Retro Hero of the Year da prestigiada publicação britânica Top Gear. “O retro está na moda no mundo automóvel. Basicamente, o antigo/novo é o novo/novo. Com tantas reinterpretações de modelos clássicos brilhantes por aí, o nosso Retro Hero of the Year tinha de ser algo um pouco mais especial. E isso é o Volvo P1800 Cyan”, afirma a Top Gear.

O modelo que serviu de inspiração para a criação da Cyan Racing foi um Volvo P1800 de 1964 – o original tinha sido apresentado em 1960, um ano antes do Jaguar E-Type, dois anos antes do Ferrari 250 GTO e três anos antes que o Porsche 911 – que adotou uma carroçaria de aço e fibra de carbono, chassis personalizado e independente, totalmente ajustável, com 990 kg de peso e 420 cv de potência. Na construção do Cyan, o maior desafio para os especialistas daquela transformadora foi “combinar o design e a engenharia dos anos 60 com o melhor da tecnologia moderna, sem perder o caráter do Volvo P1800 original”, adiantou Ola Granlund, chefe de design da Cyan Racing.

Este modelo está equipado com um motor de 2 litros e 4 cilindros turboalimentado, que debita 420 cv de potência, aliás, o mesmo bloco utilzado no Volvo S60 TC1. A ideia de aplicar esta motorização no Cyan foi a de proporcionar uma experiência de condução como na década de 60 mas com um melhor desempenho e precisão. As suspensões dianteira e traseira são totalmente ajustáveis, tendo o chassis sido reforçado com fibra de carbono e as jantes de 18 polegadas receberam pneus Pirelli P Zero 245/40 à frente e 265/35 atrás.

O resultado final, tanto ao nível estético como tecnológico agradou à equipa de engenharia da Cyan Racing que tem uma experiência de mais de duas décadas na transformação de modelos de corrida e de mais de uma década no desenvolvimento de carros de estrada de elevado desempenho. O Volvo P1800 Cyan vai ser comercializado de forma independente pela transformadora e em todo este projeto não existiu qualquer colaboração com a Volvo Cars, embora as marcas “Volvo” e “P1800” sejam propriedade do construtor sueco.

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