Cristian Baumgart veio do Brasil para vencer no Alentejo

| Revista ACP

Grande prova em Reguengos de Monsaraz, onde Alejandro Martins foi o melhor para o CPTT. Miguel Barbosa é o novo líder do campeonato.

Cristian-Stroczynski-840

Indecisão constante em relação ao vencedor absoluto, mas também no que toca ao melhor para o Campeonato de Portugal de Todo Terreno. Logo no primeiro setor seletivo, Alejandro Martins em Mini vincou a diferença sendo o mais rápido na manhã de sábado, mas com o piloto brasileiro Cristian Baumgart atento aos pisos alentejanos. Respondendo no segundo setor com um tempo fantástico que o colocou no comando da prova em termos de classificação geral. Nas contas nacionais estava tudo muito equilibrado na luta pelo lugar de melhor português, Alejandro Martins tinha o melhor crono para o CPTT, mas com Miguel Barbosa no 2º lugar a apenas 1 segundo de diferença. Depois, mas também muito perto, o regressado Hélder Oliveira estava a apenas 31 segundos de Alejandro e a 30 de Barbosa. Perspetivava-se, portanto, um segundo dia de Baja bastante emotivo.

Se os melhores pilotos lusos foram surpreendidos pelo brasileiro Cristian que se estreou a conduzir uma Toyota Hilux, idêntica à de Miguel Barbosa e João Ramos, o seu irmão Marcos também mostrava bom andamento em carro igual. Mas a emoção nacional estava bem viva e fora das contas de pilotos estrangeiros que não pontuam para o CPTT. Domingo de manhã Miguel Barbosa passava para a liderança da prova, enquanto Hélder Oliveira vencia o terceiro setor seletivo e ficava apena a 11 segundos de Barbosa, enquanto Alejandro Martins era o 3º classificado a 21 segundos de Barbosa e apenas a 10 segundos de Oliveira. Estava tudo em aberto para o derradeiro setor, até porque o piloto brasileiro tinha sofrido um furo na Toyota. Fora das contas pela vitória estava João Ramos, vencedor da prova anterior, devido a ter capotado logo no início da prova, sendo obrigado a parar para mudar uma roda e perder cerca de cinco minutos.

No último setor Cristian deu um espetáculo de condução, recuperou o tempo perdido e venceu a Baja à geral. Nas contas nacionais, Alejandro Martins estava determinado em vencer, foi o mais rápido no setor, o 2º da classificação geral, a apenas 10 segundos do piloto brasileiro, e o 1º entre os concorrentes ao Campeonato de Portugal de Todo Terreno. Miguel Barbosa foi o 2º nas contas nacionais e João Ramos o 3º classificado do CPTT, à frente de Pedro Dias da Silva e de Alexandre Franco, enquanto problemas mecânicos na Ford Ranger afastavam Hélder Oliveira de uma classificação positiva, depois de ter assinado uma prova bem conseguida.

Contas feitas ao campeonato, numa altura em que faltam disputar duas provas, Miguel Barbosa é o novo líder com 70 pontos, seguido por João Ramos com 64 e pelo campeão nacional Tiago Reis com 58 pontos, que foi obrigado a abandonar no final do primeiro dia, com a transmissão do Mitsubishi partida. Alejandro Martins é o 4º classificado com 46 pontos, seguido por Nuno Matos com 34. Disputadas que estão quatro provas do CPTT de 2020, de destacar que houve 4 vencedores diferentes: Tiago Reis, Miguel Barbosa, João Ramos e agora Alejandro Martins, subiram ao lugar mais alto do pódio nacional. Falta agora disputar a Baja de Portalegre e a Baja de Idanha-a-Nova.

scroll up