BMW produziu a sua primeira moto há 100 anos

| Revista ACP

A R32 caraterizava-se pela sua robutez pensada para rolar a grandes distâncias, uma inovação na época.

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Depois da produção de um motor bicilíndrico para equipar os motociclos da marca Victoria, a BMW avançou para o fabrico da sua primeira moto R32, há precisamente 100 anos. Projetada pelo engenheiro aeronáutico Max Friz, a R32 continua a ser um símbolo para a marca, com um design que viria a marcar as motos mais populares da marca bávara.

Equipada com um motor de quatro tempos, uma inovação na época já que tornava as motos mais fiáveis e pensadas para serem utilizadas para grandes viagens, a R32 tinha uma cilindrada de 494 cc e potência de 8 cv, cuja velocidade chegava aos 95 km/h.

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Mas as novidades da primeira moto BMW não se ficavam por aqui, já que ao contrário dos outros fabricantes de motos, a marca bávara projetou este modelo arrefecido a ar e com motor boxer que baixava o centro de gravidade e reduzia as vibrações. Pesava 122 kg.

A BMW R32 apresentava uma estrutura tubular de aço que envolvia o motor, a caixa de velocidades e o eixo de transmissão. A roda traseira com raios de arame foi fixada diretamente no chassi e foi a única suspensão que a moto recebeu. Na dianteira, a moto apresentava suspensão mas só equipava sistema de travagem na roda traseira. Foi produzida entre 1923 e 1926 com 3.000 unidades vendidas na totalidade. Atualmente, continua a ser um dos modelos mais colecionáveis com preços que atingem os 100 mil euros, quando surgem no mercado.

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