Porsche aposta no e-fuel para modelos clássicos

| Revista ACP

Para a marca alemã é uma alternativa equivalente à gasolina sem chumbo no funcionamento do motor, mas amiga do ambiente.

Porsche-Classic-e-fuel-840

A eletrificação também já chegou ao universo dos clássicos mas é uma alternativa discutível entre os mais ou menos puristas que gostam de conduzir modelos de outras épocas. Agora, chega outra proposta da Porsche em matéria de sustentabilidade. Nesse sentido, a marca alemã quer no futuro apostar na utilização do e-fuel para os clássicos, por defender tratar-se de um combustível que equivale à gasolina sem chumbo no funcionamento do motor, sem necessitar de alterações técnicas e ter a vantagem de não causar impacto ambiental.

Para divulgar os benefícios do e-fuel, a Porsche Heritage and Museum organizou um percurso com sete modelos 911 de diferentes gerações pelo estado alemão da Renânia-Palatinado. A particularidade deste percurso é que todos os carros, clássicos e atuais, eram movidos a eletrocombustível ou e-fuel.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O uso de combustível sustentável nos automóveis clássicos também está a ser defendido por organizadores grandes eventos da especialidade. Como os responsáveis do Goodwood Revival que para a edição de 2024 (6 a 8 de setembro) querem os participantes utilizar nos seus carros combustível com um mínimo de 70% de componentes sustentáveis.

Defendem os organizadores daquele evento ser “um combustível que não requer modificações nos carros e não afeta o desempenho, mas teoricamente tem emissões globais mais baixas quando comparadas com a gasolina convencional.

O combustível sustentável já foi testado na edição deste ano do Goodwood Revival com a corrida Fordwater Trophy, que contou com pilotos a conduzirem modelos Porsche 911 anteriores a 1966 movidos a combustível mais amigo do ambiente, como Jenson Button. “O que é emocionante sobre esses combustíveis é que podem garantir o futuro das corridas históricas”, afirmou aquele campeão de Fórmula 1 de 2009, “permitindo-nos desfrutar de carros com motor de combustão nos próximos anos”.

scroll up