60 anos da Lamborghini para festejar em todo o mundo

| Revista ACP

A marca italiana de superdesportivos nasceu em 1963 quando o fundador resolveu mudar de negócio.

Lamborghini-60-anos-900

Há 60 anos, Ferruccio Lamborghini fundou uma marca que desde logo se destacou por produzir alguns dos mais emblemáticos superdesportivos da história automóvel. Depois de se dedicar ao negócio dos tratores, este industrial agrícola que já apreciava carros de elevado desempenho e tinha um Ferrari, resolveu dedicar-se à construção de automóveis.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O 350 GT foi primeiro modelo de produção da Lamborghini. Pensado inicialmente para a pista com a promessa de gerar mais de 400 cv de potência, o projeto acabou por ser redefinido para se tornar viável para a estrada. Uma das alterações introduzidas foi a opção por um motor V12 de 3,5 litros com 320 cv. Mesmo assim, um número respeitável para a época, capaz de chegar dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos e ultrapassar os 250 km/h.

Também a estética foi revista antes de entrar na linha de produção, com Ferruccio Lamborghini a pedir para se atenuarem as suas linhas futuristas de autoria de Franco Sclaglione. O fundador da marca exigia para o seu primeiro modelo muita qualidade e fornecedores de primeira. Exemplo disso, foi a introdução de uma caixa manual de cinco velocidades da ZF e testes exaustivos em termos de desempenho. O piloto Bob Wallace chegava a rodar 500 km para assegurar que não havia nada de errado com cada 350 GT.

O próprio logótipo da Lamborghini reflete essa força e poder que o fundador pretendia para os seus automóveis. Escolheu para imagem de marca a figura de um touro, dourado mas “enfurecido”, colocado sobre um escudo preto. Uma combinação que mostra o ADN do construtor em agressividade, velocidade, talento a elevada tecnologia. O resultado final também reflete prestígio e elegância, como o emblema de um superdesportivo deve ser.

Para recordar esta história que começou em 1963, a Lamborghini vai realizar uma série de eventos a nível mundial que vão envolver clientes, clubes e concessionárias. No passado, a marca também celebrou outros marcos importantes com o lançamento de edições especiais, o 25º aniversário Countach, o 40º aniversário do Murciélago ou os 50 anos do Aventador LP 720-4 e do Gallardo LP 560-2 que homenagens que coincidiram com as celebrações do meio século de vida da marca.

scroll up