A paixão pelos clássicos suecos

| Revista ACP

Quase todos os clássicos Volvo e Saab estão representados na coleção de um português, que sonha abrir um museu dedicado à extinta marca sueca.

@video=_x1Ocw9EhJQ

Uma coleção inteira dedicada aos clássicos suecos pertence a um português, que adquire todos os modelos que consegue independentemente do seu estado de conservação. Uns são restaurados enquanto outros aguardam pela sua vez nos diversos espaços que o colecionador tem, mas todos estão em condições de sair à rua.

Ao todo, António Alves tem 200 a 300 modelos de várias gerações das marcas Volvo e Saab. À medida que vai alimentando esta paixão sonha em criar um museu de carros Saab.

Da extinta marca sueca só lhe falta juntar à coleção um Sonet 1 do qual foram produzidas muito poucas unidades na década de 50 por vontade de um engenheiro da marca que pretendia cria um carro desportivo simples e leve para competir.

Quanto à Volvo afirma o colecionador com orgulho que dispõe de todos os modelos que queria entre os anos 50 e 90. Entre as largas dezenas de automóveis desta marca, existem modelos históricos que merecem especial destaque como uma carrinha Volvo P1800 que se tornou famosa por fazer lembrar o modelo protagonista da série de televisão “O Santo” conduzido pelo ator Roger Moore, nos anos 60.

Para António Alves, recuperar estes clássicos suecos é também fazer a história de duas marcas que se destacaram no universo automóvel pela inovação e segurança que os seus modelos proporcionaram em diferentes épocas.

scroll up