O citadino que modernizou a imagem da Seat

| Revista ACP

Lançado há 50 anos, o 127 era pequeno no tamanho mas grande nas inovações que trazia.

Seat-127

Corria o ano de 1972 quando a Seat apresentou o 127, um citadino bem acolhido pelo design, com um toque  desportivo, e pelo conjunto de soluções técnicas que oferecia. Foi um modelo que há 50 anos trouxe a modernidade que a marca precisava, numa altura em que os Seat 133 e 850 já estavam ultrapassados.

O 127 ganhou particular fama junto dos clientes mais jovens pela sua versatilidade e conceitos inovadores como a porta traseira, que oferecia um melhor acesso ao compartimento de carga. Com apenas 3,59 metros de comprimento, dispunha de um amplo habitáculo face ao formato da carroçaria.

Foi o primeiro Seat com motor dianteiro e tração dianteira, mais fácil e seguro de conduzir. Equipava um bloco de 4 cilindros com 47 cv que permitia chegar aos 135 km/h, a solução que mais vendeu. Existia ainda outro com 1050cc.

Outras das grandes novidades eram os sistemas de iluminação ao exibir faróis retangulares para uma iluminação mais eficaz e um visual mais moderno.

A primeira versão do Seat 127 apresentava-se com duas portas e mala curta para no ano seguinte surgir a versão de três portas com a porta traseira ao estilo do Renault 5. Em 1974 chegou o 127 de quatro portas, com a mesma mala curta da versão de duas portas, e mais tarde a de cinco portas, muito mais funcional em todos os sentidos graças à porta traseira.

O citadino espanhol saltou nos anos seguinte da estrada para as corridas, vindo a tornar-se protagonista em alguns ralis de categorias mais acessíveis. Ágil e de condução confiável era o modelo perfeito para quem queria iniciar-se na competição.

Com várias gerações, o 127 manteve-se em produção até 1987, fazendo com que desde o seu lançamento atingisse um total de 3,8 milhões de unidades produzidas.

scroll up