Porto recorda viagem inaugural do carro ‘americano’

| Revista ACP

A primeira linha de transportes públicos da Invicta nasceu há 150 anos e era feita por um 'americano', de tração animal, que ligava a cidade do Porto a Matosinhos e a Leça da Palmeira.

carro-americano-900

O desfile de carros elétricos históricos, que no dia 15 de maio regressa à marginal do Porto, vai celebrar 150 anos da primeira viagem do carro 'americano', como era conhecido em 1872, divulgou hoje a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP). De acordo com aquela empresa, o 'americano' "é uma viatura de transporte público puxado por uma ou mais parelhas de mulas ou cavalos que circulava sobre carris", característica que o tornou "verdadeiramente revolucionário nos finais do séc. XIX".

"Será recriado o percurso inicial da viagem de inauguração oficial do carro 'americano', que aconteceu exatamente há 150 anos, a 15 de maio de 1872, ligando a cidade do Porto a Matosinhos e Leça da Palmeira", refere ainda a STCP. Com a recriação da inauguração oficial da primeira linha de transporte público urbano, "iniciam-se as celebrações dos 150 anos de exploração do transporte coletivo na cidade do Porto e de Matosinhos pela empresa 'Companhia Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos', que mais tarde deu origem à STCP".

Paralelamente ao desfile do carro 'americano', vão estar no percurso entre o Infante e o Passeio Alegre, na marginal do rio Douro, "14 viaturas históricas que fazem parte do acervo do Museu do Carro Eléctrico". "Os elétricos históricos partem do Infante pelas 15:30, juntando-se na Alfândega ao 'americano' para um percurso que fará uma paragem no Museu do Carro Eléctrico às 16:00, para que os participantes assistam à encenação da parte final da viagem inaugural, ocorrida em Matosinhos no ano de 1872", adianta a empresa.

O evento conta com a participação do Rancho Folclórico do Porto, "que irá presentear os convivas com o Canto do Hino de D. Luís e com a Cantiga do americano, além de atores a representar personagens de época".

O desfile prossegue depois às 16:30 até ao Passeio Alegre, com o carro 'americano' na frente, regressando depois o cortejo no sentido inverso, com as composições a retomarem o seu posto permanente no Museu do Carro Elétrico.

scroll up