O raro Maserati criado apenas para estrada

| Revista ACP

Contrariamente a todos os modelos da marca italiana o A6/1500 não foi pensado na época para a pista

Maserati-1500-Capa

Trata-se de uma das 61 unidade produzidas e a sua história é fascinante visto que este modelo foi criado com o propósito exclusivo de circular na via publica e não para tirar tempos nos circuitos. Naquela época, o foco dos irmãos Maserati estava nas corridas, mas o parceiro de negócios, Adolfo Orsi, queria expandir no nome da marca e foi assim que nasceram os modelos de luxo da Maserati. Este em particular trata-se de um Maserati A6/1500 de 1949 e foi colocado à venda nos Estados Unidos da América.

Pensado para viagens longas, o modelo define a categoria de Grand Touring (GT) e conseguia fundir a melhor performance do mundo desportivo com o luxo e detalhe de um modelo para passageiros. Equipado com um motor de 1.5 litros de seis cilindros em linha com 90 cavalos, graças a três carburadores Webber, era bastante rápido visto que, com um peso de 950kg, o modelo ultrapassava os 150 km/h. A caixa de velocidade era manual de quatro relações.

Desenhado por Pininfarina, o seu visual era considerado extravagante nos anos 40, uma característica que ainda hoje se mantém devido a uma traseira caída e muito acentuada. Este exemplar já passou por vários donos como Tom Monoghan, o fundador da Domino’s e em 2006 participou na Mille Miglia Retro. Foi totalmente restaurado nos últimos anos e está neste momento para venda em St. Louis, Missouri, EUA, por 550 mil euros.

scroll up