Rolls-Royce recria viagem histórica de Londres a Edimburgo

| Revista ACP

Vários modelos Silver Ghost 1701 juntaram-se a outros mais recentes para celebrar uma aventura que aconteceu há 110 anos.

RR-Silver-Ghost-1701-900

Estava-se em 1911 quando a Rolls-Royce colocou à prova a velocidade e fiabilidade do seu modelo Silver Ghost 1701, concebido na época como um carro de velocidade experimental. O desafio que passou por uma viagem com mais de 1.288 quilómetros a unir Londres e Edimburgo, foi vencido com sucesso. Passados 110 anos, a marca resolveu repetir o acontecimento desta vez também com modelos mais recentes.

O Silver Ghost é sem dúvida o modelo Rolls-Royce mais famoso de todos os tempos”, afirmou na ocasião Andrew Ball, porta-voz da marca. “Foi o seu êxito nas primeiras provas de velocidade, fiabilidade e resistência que deu à Rolls-Royce a reputação de ter fabricado 'o melhor carro do mundo'.

Para a marca, os carros participantes voltaram a não desiludir nesta viagem chegando a atingir 125 km/h num teste de velocidade, para reviverem os tempos em que ficaram conhecidos pela sua rapidez. O Silver Ghost 1701 também se tornou o primeiro Rolls-Royce a ultrapassar 160 km/h numa viagem posterior à de Londres-Edimburgo, no lendário circuito de Brooklands, em Surrey.

Ainda de acordo com Andrew Ball, “o Silver Ghost 1701 tem um lugar único e especial na história da Rolls-Royce. É difícil pensar em muitas máquinas que ainda podem funcionar exatamente como o faziam há 110 anos. Este carro extraordinário é uma homenagem notável aos nossos antecessores que o projetaram e construíram”, adiantou aquele porta-voz da marca.

scroll up