Estacionamento, armazenamento e pneus

Cuidados a ter com a imobilização do seu clássico

Após as operações de lavagem e limpeza apresentadas no primeiro módulo, iremos agora abordar alguns procedimentos para que a suspensão, travões e pneus fiquem “hibernados” nas melhores condições.

Agradecemos a colaboração dos especialistas em clássicos da oficina Classics Never Die que contribuíram com a demonstração num fantástico Alfa Romeo 2000 GTV .

Estacionamento e imobilização

Preferencialmente e caso a imobilização seja de longa duração, é aconselhável utilizar 4 ferramentas de elevação, normalmente conhecidas por “preguiças”, com o objetivo de aliviar a pressão nos pneumáticos e suspensão, prolongando assim a sua durabilidade.


Caso não seja possível ou necessária a elevação da viatura, á aconselhável manter uma mudança engrenada, de preferência 1º ou marcha atrás em detrimento da utilização do travão de mão, a fim de evitar a “colagem” dos calços ou pastilhas aos tambores ou discos e consequente desagregação do material de fricção. Viaturas com caixa automática deverão utilizar a posição P – Park. Pode ainda utilizar calços nas rodas. Caso o armazenamento ocorra em zonas de campo, poderá considerar pertinente tapar a saída do tubo de escape, bem como a entrada de ar da admissão, para prevenir a eventual acomodação de insetos ou outros.


 

Cuidados com os pneus

A pressão dos pneus deve ser mantida no valor aconselhado pelo fabricante, no entanto, no caso de não ser possível a elevação da viatura poderá incrementar ligeiramente o valor para compensar a inevitável perda ao longo da imobilização. Não esquecer o pneu suplente.

Ainda nos casos de armazenamento sem elevação, é aconselhável alterar periodicamente a posição dos pneumáticos em contacto com o solo ou usar almofadas especificas a fim de evitar o fenómeno de achatamento ou “Flat Spot”.


Em relação aos pneumáticos, representamos de forma simples a análise a efetuar aos pneus, quanto à profundidade do piso, estado da borracha e idade.

Piso

Estado

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