Standard
Veículo de série tal como foi entregue pelo construtor. Para os grupos de conservação 2 a 4, as opções, modificações menores e os acessórios disponíveis no mercado na época são aceitáveis.
Modificações da época
Veículos especialmente fabricados ou modificados na sua época, para um fim especifico. Típico no seu género, consequentemente com interesse histórico especifico.
Tipo X – Excepções
Veículo que foi modificado a partir do seu standard de produção, fora de época. Deve recorrer-se a peças do período apropriado ou fabricadas especialmente dentro da mesma especificação (definição, materiais e utilizações).
Reproduções (Em linguagem corrente, réplicas)
Veículos construídos fora da sua época, com ou sem peças de origem, imitando um modelo da época. Tal veículo deve ser identificado de molde a indicar claramente que se trata de uma reprodução.
Futuro-Clássico
Definição adoptada pelo ACP Clássicos, que se destina a veículos com mais de 20 anos e que ainda não se enquadram dentro de nenhumas das restantes categorias. Apesar de poderem ter mais de 20 anos, apenas serão considerados futuro-clássicos veículos com interesse de colecção, bom estado de conservação e que não se destinem a uso diário.
Dentro desta categoria apenas cabem veículos que se distingam dos outros por determinadas características. A titulo de exemplo, um Renault Clio 1.2 não se enquadra, mas um Renault Clio Williams tem interesse pela sua exclusividade.