Treino prático

Treino prático

Para poder colocar em prática os conhecimentos adquiridos, poderá obter aqui a documentação necessária para efetuar um treino prático a norte e outro a sul, cada um com 3 regularidades, onde poderá praticar a utilização de Road-Book e mesmo treinar em estrada, antes de participar num Ralis de Regularidade, o que esperamos ocorra o mais breve possível. 

Estes troços não têm placas de marcação e no inicio de cada um, colocamos uma fotografia do local onde é a partida. Assim poderá fazer este treino sempre que entender e perceber a dinâmica de uma prova de regularidade.

As provas hectométricas seguem os marcos da estrada, mas as condicionantes meteorológicas têm feito com que as ervas estejam demasiado altas e os marcos hectométricos nem sempre estejam visíveis.

São percursos simples, com média máxima de 45 km/h com 3 PECR sendo:

  • Uma PRH (Hectométrica)
  • Uma PRF (Figura)
  • Uma PRA (Absoluta)

De cada um dos percursos, pode consultar o seguinte material:

  • Road-Book (está indicado o local de partida)
  • Carta de Controlo (em que deverá inserir a hora de partida em que pretenda sair para assim poder efectuar as restantes contas)
  • Tabela de Médias dos 3 troços

Locais de treino prático

Deixamos à sua disposição 2 locais de treino, um na zona norte e outro perto de Lisboa. Bom treino!

Documentos do Treino Norte:

- Carta de Controlo  

- Road Book  

- Tabelas Médias  

Mapa percurso

Documentos do Treino Sul:

- Carta de Controlo  

- Road Book  

- Tabelas Médias  

Mapa percurso

 

Assim chegámos ao Final do Curso de Regularidade Histórica ACP Clássicos, e é importante não esquecer que os Ralis de Regularidade são provas disputadas em estrada aberta, enquanto pilotos, organizadores e praticantes temos de ter em consideração os restantes utilizadores da via pública, não podendo confundir estas provas com Ralis de Velocidade disputados em estradas fechadas.

Queremos que os autarcas e as populações nos estimem e anseiem pelo nosso regresso às suas estradas. Acreditamos que os Ralis de Regularidade promovem a preservação e divulgação do veículo clássico, e ajudam a dinamizar a atividade  turística de zonas normalmente pouco conhecidas do país. Têm, também, uma componente social e desportiva onde a sã competição entre os diversos concorrentes obriga a procurar fazer cada vez melhor e para tal, esperamos que esta formação que está a acabar, seja uma importante ajuda.

Tentámos partilhar de forma totalmente aberta, os nossos conhecimentos enquanto organizadores e praticantes deste tipo de eventos. 

Esperamos que este Curso tenha sido do Vosso agrado e…contamos convosco no próximo Rali de Regularidade do ACP Clássicos!!!

scroll up