Este Porsche é único e vai a leilão

| Revista ACP

Trata-se de uma versão criada por Walter Glöckler para competir nas Mille Miglia em 1954.

PORSCHE-356-CARRERA-1500-COUPE-900

Walter Glöckler que geria um concessionário em Frankfurt e também era piloto, começou a construir carros no final dos anos 40 utilizando componentes da Volkswagen e da Porsche. Em 1954 decidiu criar este invulgar Porsche inspirado no seu próprio 356 Pre-A para competir na edição desse ano das Mille Miglia, mas o carro não ficou pronto a tempo de entrar na competição. Correu meses depois na prova Liège-Roma-Liège sem grandes resultados devido a problemas técnicos.

Apesar de se ter revelado pouco competitivo, este “one-off” que agora vai a leilão pela RM Sotheby’s na Monterey Car Week a 13 e 14 de agosto, é uma criação rara por ser única. Algo reforçado pela estética que ostenta através das suas linhas ousadas e vanguardistas, mesmo para um coupé.

Concebido numa carroçaria integralmente em alumínio, este Glöckler-Porsche que teve uma breve fase de competição, passou para as mãos da marca que trocou o seu motor original por um bloco de 1,5 litros (110 cv) que equipava o Porsche 550 Spyder, na época.

Depois de ter tido vários proprietários, foi adquirido em 2005 por um coleccionador de modelos Porsche que o submeteu a um rigoroso restauro. Praticamente como novo, vai agora a leilão com toda a sua documentação original, incluindo o histórico da recuperação de que foi alvo.

scroll up