Esta coleção de mais de 80 carros pertencia a Henri Ruggieri, um misterioso e solitário octogenário francês, apaixonado por automóveis e comprador compulsivo, que antes de morrer resolveu escondê-la. No ano passado foi descoberta com a ajuda de especialistas da leiloeira francesa Adam Encheres e vendida tal como se encontrava, rendendo uma pequena fortuna.
Apesar de muitos carros se encontrarem em muito mau estado e com falta de peças, atingiram um bom preço por se tratarem de modelos em estado original, alguns deles com pouco uso. Um atrativo para colecionadores interessados em restaurá-los e valorizá-los.
A estrela da licitação foi um raro Lamborghini Miura P400 de 1968, com o número de chassis 118, de uma edição limitada a 275 unidades e que foi arrematado por 560 mil euros.
Da colecção faziam ainda parte modelos clássicos, como um Jaguar E-Type de 1961 (90 mil euros) ou um Porsche 356 Pré-A de 1953 (48 mil euros), mas também carros mais recentes entre os quais um Peugeot 306 dos anos 90, um Citroën C3 e Mercedes 300D, vários Volkswagen Golf ou uma Ford Transit.