Jaguar XJ “Greatest Hits” assinala os 50 anos do modelo

| Revista ACP

É com esta versão especial, propriedade do baterista dos Iron Maiden, que a Jaguar dá início às celebrações dos 50 anos do XJ.

Jaguar XJ6 _1920

A Jaguar Classic revelou esta terça-feira no Salão de Genebra a versão especial “Greatest Hits” do Jaguar XJ6, que pertence ao baterista dos Iron Maiden, Nicko McBrain, dando assim início à celebração do 50º aniversário do Jaguar XJ.

O projeto exigiu mais de 3.500 horas de trabalho e mais de 4 mil peças restauradas, redesenhadas ou substituídas. Contrariamente a qualquer outro XJ6 anterior a 1984, o resultado é o sonho tornado realidade de Nicko, com a introdução de alterações substanciais no exterior, interior, transmissão e suspensão.

Um grande número de peças restauradas do XJ6 original de McBrain foram adaptadas ao motor de seis cilindros em linha de 4.2 litros juntamente aos três carburadores de 2 polegadas SU de um E-TYPE – a configuração favorita de Nicko. Os tubos de escape mecanizados deram origem a um sistema de escape com design especial.

No interior, os bancos de couro foram cosidos à mão em cor Pimento Red com as costuras em preto e os apoios para a cabeça em destaque, enquanto que os tapetes em cor preta cosidos à mão e o tejadilho em Alcântara rematam o conjunto. O tablier tem acabamento em madeira de sicómoro com tons cinzento escuro, o material favorito de Nicko para os seus tambores.

Os comandos giratórios em alumínio do tablier foram inspirados nos comandos dos amplificadores de guitarra criados por Jim Marshall, amigo de Nicko. Os pedais têm um acabamento em cromado e preto, inspirados nos pedais da sua bateria.

O volante de três raios tem integrada a mascote de Nicko, o “Eddie Growler”, visto pela primeira vez na versão especial do seu Jaguar XKR-S de 2013. A última tecnologia em iluminação proporciona uma luz elegante ao tablier onde o ecrã tátil Alpine controla os 1100 W do sistema de som juntamente com as colunas de som preferidas de Nicko instaladas num Jaguar, concretamente o XF de 2012.

scroll up