O primeiro carro de Santi Cianci

|AUTOCLUBE

 

O primeiro carro de Santi Cianci

"O ACP é uma marca fortíssima que representa a história do automóve.”

Para Santi Cianci (sócio 233785) a música é um hobby e uma forma de recordar o seu primeiro carro. Santi Cianci é presidente da Câmara de Comércio Luso-Italiana em Portugal, nasceu em Siracusa (Itália), é casado e tem dois filhos.

Qual foi o seu primeiro carro?

Foi um Mini 1000 oferecido pelo meu pai por ter superado os exames de admissão à Universidade. Como eu na altura dava aulas de natação num clube em Roma, conseguia manter o carro.

Que memórias guarda dele?

Foi um sonho realizado e uma liberdade conquistada ao volante de um carro que na época era conotado com grande desportividade. Ainda hoje certas músicas dos anos 70 fazem-me recordar as emoções que vivi com esse Mini..

Recuperava-o se pudesse?

Infelizmente, não porque aos 22 anos sofri um acidente que o levou para a sucata.

O que mais destaca nos automóveis de hoje?

A segurança e conforto. Outro elemento que aprecio é a caixa automática, que nos últimos anos atingiu níveis de perfeição e rapidez de resposta inacreditáveis..

Mas também gosta dos clássicos...

Gosto muito. Tenho um Jaguar MK2 3,8 de 1960 e um Alfa Romeo 2000 Spider Veloce de 1980.

Concorda que os motores antigos têm outra sonoridade?

Totalmente. Graças à utilização de carburadores, às vezes difíceis de afinar, sendo que a injeção eletrónica tirou boa parte dessa musicalidade.

A música corre-lhe nas veias e toca contrabaixo. Se tivesse que dedicar umas notas a um modelo clássico que peça executava?

“In the Mood” por ser uma peça reconhecida logo nas primeiras notas e que transmite alegria.

Como vê os portugueses ao volante?

Quando cheguei a Portugal em 2005 ficava muito preocupado porque os condutores não respeitavam a distância entre veículos, tinha sempre um carro colado a mim mesmo que não circulasse devagar.

Qual a zona do País por onde mais gosta de viajar de carro?

Sobretudo gosto de viajar por caminhos alternativos às autoestradas. Esses passeios com clássicos são particularmente interessantes.

Para si, o ACP é sinónimo de...

Grande seriedade. É uma marca fortíssima que representa a história do automóvel e acompanha a evolução do setor com as novas necessidades dos automobilistas.

scroll up