Regularidade absoluta

Neste Módulo falaremos da Prova de Regularidade Absoluta (PRA). Mas, antes de abordarmos a PRA, vamos dar a conhecer quais os aparelhos que nos ajudam a cumprir as médias. Para exemplificar como se realiza uma PRA juntamos, mais uma vez, uma filmagem da equipa Nuno Serrano / Alexandre Berardo em Peugeot 205 GTI. A prova que esta equipa realiza, no filme, é a que vem na Carta de Controlo no Módulo 1, a PRA de Arranhó.

Mas, antes de verem o filme, leiam este manual para compreenderem o seu conteúdo.

Aparelhos que nos ajudam a cumprir a média

Dentro do carro podem existir instrumentos que nos ajudam a cumprir os Ralis de Regularidades. Mas antes de mais, vejamos os aparelhos que Nuno Serrano e Alexandre Berardo têm no Peugeot 205 GTI.

Aparelhos de regularidade

 

Relógios e Cronómetros

Para disputar este tipo de provas é aconselhável um bom relógio, com cronómetro, que tenha números grandes e que possa ser visto pelo piloto e navegador.

 

Medidor de Distâncias

 

Aparelhos de regularidade

Existem vários modelos de medidores de distância que são cada vez mais imprescindíveis nos Ralis de Regularidade. Os mais conhecidos são os Terratrip, Retrotrip, Brantz e Halda. Nalgumas provas, este tipo de aparelhos, podem ser proibidos.

 

Regularity Timer , Pirâmide ou Zingarelho

 

Aparelhos de regularidade

Não é mais que um cronómetro que tem as tabelas de médias incorporadas e que nos mostra a distância que deve ser percorrida a uma determinada média. Associando este aparelho a um medidor de distâncias, ambos devem estar a marcar a mesma distância. (Este aparelho ficou ultrapassado com a existência de aparelhos que medem distâncias e calculam médias, como explicaremos posteriormente).

 

Calculadora

Cada vez mais se utilizam calculadoras que permitem efectuar somas de tempos com horas, minutos e segundos.

Blunik e Katya

Estes são os aparelhos que medem distância e calculam médias:

1. Blunik

O Blunik mede a distância com uma ou duas sondas e permite a cada momento compreender qual a distância para a média que devemos cumprir. Para tal tem 3 luzes do lado esquerdo: 

  • Verde, que nos diz que estamos adiantados;
  • Azul, que nos refere que estamos dentro do intervalo pré-definido como estando na média;
  • Encarnada, que nos diz que estamos atrasados.

Aparelhos de regularidade

É um aparelho que requer algum treino mas que é muito fiável e fácil de corrigir em cada figura. Também há um extra, que é um repetidor que se coloca junto ao piloto, para ter uma melhor leitura.


2. Katya

Ao falarmos no Katya entramos no capítulo das Apps.

O Katya é uma App, com um custo, que necessita de um repetidor do contador de metros por Bluetooth.

A partir daqui funciona num tablet.

Aparelhos de regularidade

Apps GPS

Para iniciados e para nos habituarmos às regularidades, há várias aplicações GPS que funcionam em qualquer telemóvel. A precisão do GPS não é tão boa como a dos contadores de metros ligados à roda do carro, mas estão cada vez melhores e o futuro será o das Apps.

Sugerimos duas Apps que podem descarregar sem custos:

1. TripmasterGPS

 Esta App faz o mesmo que um “terra trip” ou aparelho de medição de distâncias, mas não permite aferição. A única aferição que tem é a do quilómetro GPS, que é a real, mas pode não ser a da prova.
Tem 2 contadores que permitem usar a distância total e parcial

Aparelhos de regularidade

2. Rabbit Rally 2.0

Esta App funciona mais ou menos como o Blunik:
- Podemos aferir o Quilómetro Padrão (em Aferição);
- Carregamos a hora de início de cada prova e as médias existentes (em Trechos);

Na PECR dá-nos o avanço ou atraso em décimas de segundos, enquanto o Blunik mostra em metros, mas com um esquema de cores ao contrário do Blunik:

- Quando os números estão a verde, estamos atrasados;
- Quando estão a encarnado, estamos avançados,
- Como com um telemóvel ou tablet só conseguimos ter uma app, consideramos esta a mais importante e dedicaremos o Módulo 6 a explicar como funciona

Aparelhos de regularidade

 

Provas de Regularidade Absoluta (PRA)

As Provas de Regularidade Absoluta são provas em que os concorrentes devem cumprir uma média horária ao segundo exato em toda a extensão, podendo o controlo ser efetuado em qualquer local da PRA. 

Na Carta de Controlo está indicada a hora e local, ou figura do Road-Book, em que se deverá iniciar cada prova de Regularidade Absoluta, bem como a sua extensão e a média que se deve respeitar. O início da prova deve estar marcado por meio de uma placa, como a da imagem ao lado.

Regularidade absoluta

Se na Prova de Regularidade Hectométrica tínhamos uma referência na estrada a cada 100m, salvo se faltar um marco, na Prova de Regularidade Absoluta os concorrentes podem estar vários quilómetros sem uma referência na estrada. 

Por isso é tão importante para estas provas ter instrumentos no carro que nos ajudam a cumprir a média imposta, como explicaremos mais à frente neste Módulo.

Esta é a lógica de uma prova de Regularidade Absoluta e existem várias maneiras de um co-piloto controlar a prova. Iremos, assim, esclarecer as maneiras mais comuns de um co-piloto controlar uma destas provas.

Se não tivermos algum aparelho que nos ajude a cumprir a média, o navegador pode criar tabelas de médias com mais quilómetros, de modo a que possa ter toda a extensão de uma prova. Neste caso só pontos de referência, calculando a hora de passagem em cada figura do Road-Book. 

Se tivermos um contador de metros, poderemos, com a mesma tabela, tentar aferir a cada 100 metros, como se de uma PRH se tratasse. Neste caso, o piloto, em vez de tentar colocar o carro em frente a um marco a uma determinada hora, tem de respeitar a distância marcada no contador de metros.

Mas, hoje em dia, há diversos instrumentos que nos ajudam a efetuar estas provas, como o Blunik, Katya ou Rabbit e que simplificam muito a tarefa de piloto e navegador (que explicaremos no Módulo 6 desta Formação à distância). Os referidos aparelhos, que medem a distância e têm as médias da prova introduzidas, mostram-nos o erro que temos para a média imposta. Com qualquer um destes aparelhos o trabalho do navegador é aferir, em cada figura do Road-Book, se a distância está correta, corrigindo o erro entre a aferição e o percurso realizado.

Como em qualquer Prova de Regularidade, todo o trabalho realizado pelo navegador ou pelos aparelhos, serve apenas para ajudar o piloto, que deve ter a sensibilidade de conseguir manter o veículo à velocidade ideal para cumprir a média imposta.

Tabela

Truques

Em qualquer prova de regularidade os truques mais importantes são os já referidos para a PRH:

  • O piloto deve conhecer bem o carro e ser preciso a circular em cada uma das velocidades;
  • Andar a uma velocidade regular é a melhor maneira de fazer estas provas. Acelerar ou travar bruscamente junto a uma figura do Road-Book, para passarmos ao segundo exato, vai quebrar o ritmo e repor o carro na média correta será mais difícil;
  • Em carros com Conta Rotações, o melhor é saber a relação de caixa na mudança correta para cada uma das velocidades. (por exemplo: 45 Km/h é circular em 2ª às 4500 rpm). Isto consegue-se com treino, porque é diferente de carro para carro;
  • Para além disso, e principalmente para carros sem Conta Rotações, pode-se compreender o erro do Conta-quilómetros. Todos os carros têm uma diferença entre a velocidade real e a que é visível no conta-quilómetros;
  • Numa PRA, como podemos ser controlados em qualquer local, é importante tentar perceber o ritmo da estrada. Se houver uma zona mais sinuosa, podemos, numa reta, exceder a média para, durante a parte das curvas, não nos atrasarmos em demasia, correndo o risco de apanharmos um controle;
  • Como referimos, no caso de termos um contador de metros, ou um Blunik, Katia ou Rabbit Rally, o navegador deverá acertar a distância do aparelho em cada figura do Road-Book, corrigindo assim o erro entre a aferição e o percurso realizado em prova.

Resolução da PRA de Arranhó (Carta de Controlo do Módulo 1)

Tabela


Considerando a hora de partida do Exercício do Módulo 1, que era 12:15, a hora de início da prova é:  

12:15 + 0:59 = 13:14

Nas PRA o início pode ser um ponto qualquer, mas deve estar marcado na estrada por meio de placas.  

 Pela fotografia ao lado verificamos onde é o local de inicio e qual a média que devemos efectuar no inicio. (Não é obrigatório existir a placa com a média e cumprir)


Regularidade absoluta

 


Na PRA em questão, foi entregue uma tabela específica para a prova.

Através do ficheiro em anexo a este Módulo podemos calcular as horas de passagem em cada cruzamento, mas como é em excel, só o podemos fazer se tivermos tempo para isso. 

Tabela


Mas usando o Rabbit, que veremos no Módulo 6 desta formação, poderemos ter uma ferramenta melhor para a realização das PRA.

Road BookRoad-Book

 

Como se realiza uma Regularidade Absoluta | Vídeo 

Com a Tripla Nuno Serrano / Alexandre Berardo / Peugeot 205 GTI

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Convém reparar nalguns detalhes:

Video de regularidade

Se na PRH do Módulo 3 o único aparelho que funcionava no carro era o cronómetro, aqui temos o Blunik ligado. Antes da partida o Blunik faz a contagem regressiva para a partida e podem ouvir as indicações que o navegador dá ao piloto antes da prova.

Video de regularidade

Ao minuto 3 e 33 segundos de prova (4:02 do filme) conseguimos visualizar a única mudança de direção da PRA, onde o navegador acerta a distância.



Ao Quilómetro 3,50 de prova (5:22 do filme) conseguimos visualizar bem o repetidor do Blunik.
A informação mostrada é a seguinte:
1 - Km de Prova – 3,50
2 - Erro em metros – 0
3 - Velocidade a que seguimos – 35,6 Km/h
4 - Média a cumprir nessa zona – 36 Km/h

Tabela de médias PRA

Faça o download da tabela de médias PRA. A tabela está com as figuras e médias da PRA de Arranhó, mas mudando as distâncias e a velocidade obtém o tempo de qualquer Prova. Atenção que os quilómetros têm de ser sempre crescentes.

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