Kia prepara comerciais modulares

| Revista ACP

Marca aposta numa plataforma modular para os seus futuros veículos comerciais 100% elétricos.

Kia-PBV-Concept-Lineup-1

Apesar de ser uma feira tecnológica, o CES (Consumer Electronics Show) é usado pelas marcas de automóveis para mostrar algumas das suas novidades.

A Kia foi uma das que aproveitou o certame norte-americano para mostrar a sua visão para o futuro, mais precisamente para antecipar a sua aposta no segmento dos veículos comerciais 100% elétricos.

A proposta da marca sul-coreana passa pela plataforma modular PVB (Platform Beyond Vehicle). Do tipo skateboard, esta plataforma suporta diversos tipos de carroçaria que se adaptam às mais diversas utilizações.

Segundo a Kia, apenas a cabine onde se encontra o condutor se mantém fixa. Daí para trás pode-se instalar desde uma caixa aberta de carga até um módulo com bancos que transforma o comercial da Kia num veículo de passageiros.

O mais interessante deste conceito é que a Kia pretende que esta troca possa ser feita em poucos minutos, tudo porque a secção variável da carroçaria é fixa ao chassis através de um sistema eletromagnético e acoplamento mecânico.

Para mostrar as potencialidades desta tecnologia a Kia levou até ao CES três protótipos e uma promessa: o seu primeiro veículo comercial 100% elétrico, o PV5, chega já em 2025.

Em Los Angeles o Kia PV5 surgiu com três secções traseiras diferentes (que a Kia designa “módulos de vida”). No total a Kia prevê comercializar o PV5 em cinco versões: uma pick-up, um táxi para passageiros e três tipos de furgão.

Ainda com base no PV5, a Kia planeia ainda criar um táxi capaz de condução autónoma de nível 4 em parceria com a Motional.

Mais tarde, a marca sul-coreana pretende juntar ao PV5 mais dois modelos: o PV1 e o PV7, ambos baseados na plataforma PVB.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O PV1 destina-se a entregas em meio urbano e graças a um sistema de quatro rodas direcionais é até capaz de girar sobre si mesmo. Já o PV7 será um furgão de maiores dimensões.

Para produzir esta nova «família» de veículos comerciais elétricos a Kia está a construir uma nova fábrica na Coreia do Sul. Com capacidade para produzir anualmente 150 mil veículos, estará pronta em 2025.

scroll up