O Seat Leon é um dos modelos mais icónicos e bem-sucedidos da marca espanhola e para garantir que mantém a trajetória de sucesso a marca de Martorell acaba de o renovar.
No exterior as mudanças são de pormenor, resumindo-se aos novos (e opcionais) faróis dianteiros LED matrix, uma estreia na gama. Já no campo da mecânica há muito mais para contar.
Exclusivamente disponível com motores de quatro cilindros a gasolina, gasóleo, mild-hybrid e híbridos plug-in, o renovado Leon tem na base da sua gama um novo 1.5 TSI a gasolina.
Acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, este motor debita 115 cv e 220 Nm e toma o lugar do anterior 1.0 TSI. Esta motorização pode ainda ser associada a um sistema mild-hybrid de 48V, dando origem às versões eTSI.
Nestes casos a potência pode ser de 115 ou 150 cv e a transmissão está sempre a cargo de uma caixa automática DSG de sete relações. Por fim, no topo das motorizações eletrificadas da gama Leon surge a versão híbrida plug-in, designada eHybrid.
Com 204 cv e 350 Nm de potência máxima combinada, esta versão conjuga um motor 1.5 TSI a gasolina com 150 cv com um motor elétrico com 115 cv (85 kW) que é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 19,7 kWh de capacidade.
Esta suporta carregamentos rápidos (DC) com potências de até 50 kW e permite percorrer mais de 100 km em modo 100% elétrico. Por fim, a oferta a gasóleo assenta no 2.0 TDI.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Reveladas as novidades mecânicas, há também destaques no interior do renovado Seat Leon. Além do painel de instrumentos digital com 10,25” o Leon conta ainda com um novo ecrã central com 10,4’’ (media 8,25’’) que, em opção, pode crescer até às 12,9’’.
Para já não são conhecidos os preços nem a data de lançamento da nova proposta da Seat.