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Adamastor Furia é o primeiro superdesportivo português

| Revista ACP

Produzido em Matosinhos, superdesportivo português estará limitado a apenas 60 unidades. 

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Já dizia Fernando Pessoa que “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce” e foi um este princípio que esteve na base da criação do Adamastor Furia, o primeiro superdesportivo português.

Apaixonado por automóveis desde a infância, Ricardo Quintas é o diretor executivo e fundador da Adamastor, mas, acima de tudo, o “pai” deste superdesportivo que se quer bater com propostas como o Aston Martin Valkyrie.

Fruto de um investimento de 17 milhões de euros, o Adamastor Furia estará limitado a 60 unidades (25 por ano) e será produzido Perafita (Matosinhos).

O superdesportivo português estará disponível numa versão de estrada (Road) e numa versão de pista (Race). Segundo Ricardo Quintas, “o plano de negócios da Adamastor prevê entregar já em 2025 dois carros de estrada e outros dois em versão de competição”.

Apesar da promessa de duas versões, para já só foi revelada a de estrada (Road) e as características técnicas do primeiro superdesportivo nacional impressionam.

Assente num chassis monocoque integralmente construído em fibra de carbono, o Adamastor Furia faz da rigidez estrutural e da leveza dois dos seus grandes argumentos. O terceiro é a aerodinâmica, fator que influenciou diretamente as formas deste superdesportivo.

Graças ao fundo esculpido com efeito Venturi, o Adamastor Furia é capaz de gerar grandes quantidades de downforce: 1000 kg a 250 km/h na versão Road e 1800 kg à mesma velocidade na versão Race. Como termo de comparação, a Adamastor afirma que estes valores são próximos aos conseguidos pelos protótipos da categoria LMP2.

Quanto à mecânica, o Adamastor Furia conta com um motor fornecido pela Ford Performance. Este V6 biturbo de 3.5 litros não viu revelados os seus valores oficiais, mas a marca portuguesa promete mais de 650 cv de potência e mais de 571 Nm de binário.

Capaz de consumir combustíveis sintéticos, este propulsor permite ao Furia acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 3,5s, 0 aos 200 km/h em cerca de 10,2s e ultrapassar os 300 km/h de velocidade máxima.

 

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Equipado com uma suspensão particularmente ajustável com uma geometria de triângulos duplos desacoplados e um esquema de mola helicoidal sobre amortecedor, o Adamastor Furia apresenta-se ainda com discos de travagem com de 378 mm e pinças de seis êmbolos à frente e de 356 mm e pinças de quatro êmbolos atrás.

Cada unidade do Furia custará 1,6 milhões de euros, valor ao qual é ainda preciso adicionar os impostos, o que “empurrará” o preço final para perto dos 2 milhões de euros. Por razões de homologação estará inicialmente disponível na Europa e Emirados Árabes Unidos.

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