ACP-BP

Pub

Mazda2 refrescado com tecnologia Mild Hybrid

| Revista ACP

Motor 1.5 Skyactive entra no leque de escolhas, com dois níveis de potência e três níveis de equipamento.

Mazda2-840

O primeiro lançamento da Mazda Motor de Portugal no presente ano é a geração 2020 do Mazda2, popular modelo citadino que neste início de ano se apresenta aos clientes nacionais dotado de importantes evoluções, não só mecânicas como de estrutura de gama, simplificando-se a oferta e reforçando-se os conteúdos.

Em termos de design, adota uma evolução do design Kodo - A Alma do Movimento, que lhe confere um estilo de maior prestígio, graças à pureza e dinamismo de uma estética minimalista. Complementando todo o conjunto estão as novas jantes de liga leve (15 e 16 polegadas) que reforçam a sensação de qualidade.

Ao nível do interior, os maiores destaques surgem ao nível dos materiais e cores criteriosamente escolhidas para conferir ao habitáculo um ambiente harmonioso e de elevada qualidade, para além de proporcionar novos níveis de insonorização, alcançados via estudos da Mazda em termos de NVH (Ruído, Vibrações e Aspereza), fruto de uma nova abordagem na gestão dos sons e ruídos que penetram no habitáculo, proporcionando maior silêncio e tranquilidade a todos os ocupantes.

Adicionalmente, surgem novos bancos dianteiros, de novo desenho, oferecendo uma postura ideal aos ocupantes, reduzindo os movimentos da cabeça e minimizando a fadiga de condução, para além da adopção do sistema Mazda Connect, a partir de agora compatível com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto.

Mas é na mecânica que o novo Mazda2 se demarca do seu antecessor, fruto da nova funcionalidade MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), permitida pelo sistema Mazda M Hybrid (um motor de arranque/gerador comandado por correia, B-ISG), que combina a assistência de um motor eléctrico ao bloco a gasolina1.5 Skyactiv-G (75 e 90 cv). Associada a uma transmissão manual de 6 velocidades, o conjunto apresenta reflexos positivos ao nível dos consumos e emissões, já que se permite, através daquela solução, a recuperação da energia da travagem, para posterior alimentação dos sistemas auxiliares do modelo de tração dianteira.

A gama do Mazda2 2020 em Portugal chega com uma cilindrada de 1.496 cc, o bloco Skyactiv-G de 4 cilindros em linha, DOHC e 16 válvulas está disponível em Portugal em duas versões de potência, de 75 cv e 90 cv às 6.000 rpm), com binários máximos diferenciados, de 135 Nm às 3.800 rpm no primeiro caso e de 148 Nm às 4.000 rpm no segundo. Os consumos médios combinados de ambos são de 5,3 l/100 km e as emissões médias de CO2 de 120 g/km, respectivamente (método WLTP). As respectivas velocidades máximas ascendem aos 171 e 183 km/h, para acelerações dos 0 aos 100 km/h de 11,4 e 9,8 segundos.

Acrescem os mais recentes desenvolvimentos ao nível da Skyactiv-Vehicle Architecture da Mazda, que permitem reforçar a experiência de condução Jinba Ittai, num modelo que sofreu uma atualização do seu sistema de suspensão, agora com movimentos mais suaves, que geram um rolamento em estrada mais confortável, coadjuvada por uma maior precisão de controlo, que proporciona uma resposta mais rápida do veículo às solicitações do condutor. O G-Vectoring Control Plus (GVC Plus) oferece ao veículo um comportamento ainda mais estável a velocidades mais elevadas.

Ao nível da visibilidade em viagem, destaque-se a oferta de faróis LED em todas as versões e do sistema Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS), agora com detecção nocturna de peões. O novo Mazda2 2020 pode ser visto nas suas diferentes configurações na rede de concessionários para entregas imediatas ou para receber novas encomendas com preços a partir de 18.053 euros.

scroll up