ACP-BP

Pub

WRC revela calendário de 2017 com 13 provas

| Revista ACP

Mundial de 2017 volta a ter calendário de 13 jornadas, agora com a Polónia a regressar em lugar da China.

WRC 2017

A grande novidade em termos de calendário face à época de 2016 é a antecipação do Rali da França para abril, tornando-se na primeira jornada de asfalto entre as rondas latino-americanas do México e Argentina.

Como é tradicional no Mundial, Monte Carlo marca o início das hostilidades em janeiro, com o programa de provas a estender-se por quatro continentes com o grande final, tal como este ano, a ter lugar na Austrália, em novembro.

Como sempre, a Suécia será a segunda jornada em fevereiro, seguida do México, em março. Após a antecipação da França para abril, o Mundial volta a cruzar o Atlântico para a quinta ronda, no mesmo mês, na Argentina. O Rally de Portugal vê a sua data ser confirmada para 18 a 21 de maio, marcando o início do périplo europeu com aquela que é considerada a verdadeira primeira prova de terra do ano.

Segue-se Itália, em junho, com a Polónia entre junho e julho e a Finlândia em julho. Agosto será palco do rali da Alemanha, com setembro a ser mês de descanso para as emoções regressarem depois em força em outubro com os ralis da Catalunha e País de Gales e o final da época em novembro, na Austrália.

Contudo, a maior parte das atenções nesta temporada estarão certamente centradas nos novos regulamentos que acabaram por contribuir para o regresso de dois gigantes do sector automóvel e dos ralis: a Toyota e Citroën voltam a fazer parte das listas de inscritos, ao lado da Hyundai e da Ford, que uma vez mais competirá sob a batuta da M-Sport.

“A época de 2016 trouxe muita imprevisibilidade, com seis vencedores diferentes durante o ano,” disse Oliver Ciesla, Diretor Executivo do WRC Promoter. “O regresso de antigos Campeões do Mundo de Construtores tornará 2017 ainda melhor e despertará ainda mais interesse junto dos fãs.”

Sobre o calendário de 2017 o Ciesla disse: “Apesar dos esforços de todas as partes, não foi possível incluir a Turquia e China no calendário do próximo ano, mas todas as partes está apostas em trabalhar nesse sentido para o futuro. Em resultado disso, não temos jornadas em setembro. Ao invés de alterarmos o calendário para não termos esta paragem, optámos por ter um mês totalmente livre para observarmos potenciais eventos candidatos.”

O calendário de 2017 é o seguinte:

JornadaRaliData
1 Monte-Carlo 19 a 22 de janeiro
2 Suécia 9 a 12 de fevereiro
3 México 9 a 12 de março
4 Corsega 6 a 9 de abril
5 Argentina 27 a 30 de abril
6 Portugal 18 a 21 de maio
7 Itália-Sardenha 8 a 11 de junho
8 Polónia 29 de junho a 2 de julho
9 Finlândia 27 a 30 de julho
10 Alemanha 17 a 20 de agosto
11 Catalunha 5 a 8 de outubro
12 País de Gales 26 a 29 de outubro
13 Austrália 16 a 19 de novembro
scroll up