ACP-BP

Pub

Vitória perfeita de Ott Tanak no Rali da Finlândia

| Revista ACP

O piloto da Toyota dominou tudo e até a Power Stage ganhou. Mads Osberg aguentou o ritmo e foi 2º à frente de Latvala.

Tanak abertura

Foi um rali irrepreensível para Tanak e quase perfeito para a Toyota, que coloca dois Yaris no pódio. O duelo entre Tanak e o Citroen de Ostberg manteve sempre viva a prova finlandesa, que contou ainda com brilhantes pressões de mais dois Toyota, o de Latvala, que terminou no 3º lugar e ainda de Lappi, que forçou andamentos na parte final do rali, para tentar subir ao pódio, acabando no entanto por abandonar por despiste no primeiro troço do dia.

A jogar em casa, a estrutura da Toyota Gazoo Racing gerida por Tommi Makinen está instalada na Finlândia, a marca nipónica dominou os acontecimentos, com o Citroen de Ostberg a ser o único opositor a um domínio constante. A Hyundai e Thierry Neuville estiveram longe do habitual, com Hayden Paddon a salvar a situação, conquistando o 4º lugar final.

A Ford M-Sport jogou pelo seguro, com estratégia de equipa a dar a Sebastien Ogier o 5º lugar da geral, depois de ordenar a Teemu Suninen uma penalização para deixar passar o campeão do mundo. Suninen viria a terminar em 6º lugar, à frente do seu colega de equipa Elfyn Evans. O 2º Citroen tripulado por Craig Breen foi o 8º classificado, á frente dos Hyundai de Neuville e Mikkelsen.

Nem na Power Stage Ott Tanak facilitou a vida à concorrência, triunfando na especial, conquistando assim os 5 pontos extra. Num duelo sempre emotivo, Mads Ostberg defende a 2ª posição no rali e foi o 2º mais rápido no derradeiro troço, conquistando os 4 pontos preciosos, à frente de Latvala que, a correr em casa, ainda tentou dar a dobradinha à Toyota, mas Ostberg e a Citroen não deixaram. Thierry Neuville ainda somou mais dois pontos pelo 4º lugar na Power Stage, enquanto Breen foi 5º e Ogier ficou sem somar pontos extra.

Ott Tanak teve uma vitória perfeita na Finlândia, vencendo 11 troços, enquanto Ostberg e Latvala conquistaram 4 vitórias cada um em especiais. Excelente o trabalho da Citroen e de Ostberg na defesa de um excelente 2º lugar a 32,7 segundos do vencedor, e também o esforço de Latvala que termina no 3º lugar a 35,5 segundos de Tanak e apenas a 2,8 segundos de Ostberg.

Entre a categoria WRC2 o triunfo pertenceu a Eerik Pitarinen num Skoda Fabia R5. Depois da Finlândia Thierry Neuville continua no comando do WRC 2018, agora com 153 pontos, enquanto Sebastien Ogier é o 2º com 132. Após a vitória de hoje, Ott Tanak está na 3ª posição com 107 pontos. Entre os construtores, a Hyundai continua na liderança com 228 pontos à frente da Ford M-Sport com 202 pontos. A próxima prova desenrola-se no asfalto do Rali da Alemanha entre 16 e 19 de agosto.

scroll up