ACP-BP

Pub

Sébastien Ogier aproveita azares e já lidera WRC na Sardenha

| Revista ACP

O Rali da Sardenha revelou-se mais demolidor do que era previsto. Tanak tinha tudo na mão, mas abandonou e Sordo capotou.

Ogier-Sardenha-2-900

Depois de um recital de condução no primeiro dia de prova, Ott Tanak ainda venceu o primeiro troço de hoje, mas partiu a suspensão do Hyundai i20 WRC na 12ª especial. Um retrato idêntico ao que se passou no Vodafone Rally de Portugal, faz com que o piloto estónio volte a comprometer as suas pretensões ao título. Nesse mesmo troço, Sébastien Ogier obteve o melhor tempo e passou a liderar a prova, embora com uma pressão enorme por parte do Hyundai de Dani Sordo, que acabou por capotar na 15ª especial, a penúltima do dia, perdendo a roda traseira direita do Hyundai. A prova italiana revelou-se muito demolidora, com os protagonistas a colecionarem inúmeros problemas, como comprova o 5º lugar da geral ocupado por um WRC2, o Hyundai i20 R5 de Jari Huttunen.

Contas feitas a tantos azares e demasiadas pedras no caminho, Sébastien Ogier herdou mais cedo do que pensava a liderança do Rali da Sardenha, contando agora com 38,9 segundos de vantagem para o seu colega de equipa Elfyn Evans, quando faltam percorrer apenas os 4 troços de amanhã, o derradeiro dia de uma prova carregada de surpresas. A Hyundai entrou muito forte no primeiro dia, mas no final da etapa de hoje é a Toyota que “ri melhor”, ao ocupar os dois primeiros lugares da classificação geral, com Ogier e Evans a controlarem os acontecimentos, uma vez que o Hyundai de Thierry Neuville é o 3º classificado já a 1m01,6 da liderança. Takamoto Katsuta leva o 3º Toyota Yaris ao 4º lugar da geral, já a 3 minutos de Neuville e a 4 minutos da liderança. Dos 16 troços até agora disputados, Ogier triunfou em cinco e Tanak em seis, Sordo em três, com Neuville e Evans a obterem uma vitória cada.

Apesar dos carros da categoria RC2 também terem colecionado diversos problemas, os pilotos dos WRC tiveram muito mais. Por isso não é de estranhar muito que os WRC2 se encontrem bem posicionados em termos de classificação geral. Mads Ostberg dominou os acontecimentos com o Citroen C3 Rally 2, até ter penalizado um minuto. Quem aproveitou foi Jari Huttunen que colocou o Hyundai i20 R5 na liderança da categoria, ocupando o 5º lugar da geral, mas com Ostberg bem perto no 6º lugar a escassos 2,7 segundos, o que deixa tudo em aberto para a derradeira etapa de amanhã. Para amanhã estão agendados os últimos 4 troços do Rali da Sardenha, com Ogier a pensar na vitória, até porque Evans também em Toyota é o 2º classificado a confortáveis 38,9 segundos.

scroll up