ACP-BP

Pub

Sainz vence etapa e Al-Attiyah próximo de ganhar o Dakar

| Revista ACP

No penúltimo dia do Dakar, Nasser Al-Attiyah joga pelo seguro e termina em 7º lugar na etapa, para apostar na vitória final.

dakar-11-CAPA

Carlos Sainz dominou cedo a etapa e durante os 346km próximos de Bisha, na Arábia Saudita, o Audi levou um ritmo muito elevado e não deu hipótese à concorrência. A dupla Sebastien Loeb e Fabien Lurquin conseguiu o 2º lugar a 2 minutos e 21 segundos do primeiro, mas uma penalização de 5 minutos atirou o piloto francês para a 8ª posição do dia. A 2ª posição passou a ser ocupada por Lúcio Alvarez que posicionou a Toyota a apenas 3 minutos e 10 segundos de Sainz. Outro piloto da Audi, Mattias Ekstrom, conseguiu recuperar bastante tempo e terminou esta penúltima etapa em 3º lugar a 3 minutos e 53 segundos do colega de equipa espanhol. O 4º classificado foi Nani Roma que conseguiu dominar as dunas e acabou a prova a 4 minutos e 10 segundos do 1º lugar. A fechar o top 5 ficou Geniel De Villiers em Toyota a 5m11 de Carlos Sainz. À partida para a derradeira etapa, Al Attiyah conta com uma vantagem de 33m19 para Sébastien Loeb, o que deverá ser suficiente para a gestão do piloto do Qatar. Na 3ª posição está Yazeed Al Rajhi já a 1h03m43 do líder.

A dupla Paulo Fiúza e Vaidotas Zala conseguiu alcançar o 38º lugar a 52 minutos de Sainz, continuando na 11ª posição da geral e em 40º lugar ficou a dupla Miguel Barbosa e Pedro Velosa, que lhes garante o 35º lugar na geral. Nos SSV Luís Portela Morais e David Megre (7º geral) conseguiram uma prestação brilhante que lhes conferiu o 5º lugar na etapa, a 14 minutos e 45 segundos do polaco Marek Goczal (1º classificado). O português Rui Oliveira teve menos sorte e ficou em 26º lugar a 56 minutos e 1 segundo do primeiro lugar. Na categoria de SSV T3 Mário Franco e Rui Franco conseguiram o 10º lugar a 46 minutos e 36 segundos do 1º lugar e na geral encontram-se na 14ª posição.

Nas motas Joaquim Rodrigues mostra a sua superioridade mais uma vez, alcançando o pódio com um 3º lugar a apenas 2 minutos e 26 segundos do 1º lugar. A uma etapa do final o português exibe toda a sua perícia aos comandos da Hero, encontrando-se no 14º lugar da geral. António Maio conquista o 27º lugar da etapa com a sua Yamaha (21º da geral), Rui Gonçalves conseguiu o 30º lugar próximo de Mário Patrão que ocupou o 38º lugar da etapa e está no 43º lugar da geral. Alexandre Azinhais foi 89º (68º da geral), Arcélio Couto terminou em 93º (79º da geral). Na frente, Sam Sunderland (Gas Gas) voltou ao comando, agora com uma vantagem de 6m52 para Pablo Quintanilla (Honda) e 7m15 para Matthias Walkner (KTM). Para amanhã, a derradeira etapa conta apenas com 164 km de especial, embora a totalidade de Bisha até Jedda sejam 516 km.

scroll up