ACP-BP

Pub

Lappi mais líder na Finlândia

| Revista ACP

O estreante continua a ganhar terreno na frente de uma classificação que continua dominada por pilotos da casa.

Rally da Finlândia, Esapekka Lappi

Esapekka Lappi deu continuidade ao bom andamento apresentado no dia de ontem, isto apesar de ter chegado a ceder a liderança para o colega de equipa na Toyota, Jari-Matti Latvala. O experiente finlandês anulou os 4,4 segundos que tinha de atraso de ontem e passou para a liderança após a segunda especial do dia para chegar a conseguir uma margem de 8,5 segundos sobre Lappi.

Contudo, problemas elétricos no Yarias WRC na SS19 ditaram enorme perda de tempo e deixaram Latvala completamente fora da luta pela vitória. Lappi, que detinha já confortável vantagem para o rival mais próximo, na altura o também piloto Toyota Juho Hanninen, tirou o melhor partido da situação e recuperou a liderança com a vitória na SS19, a única conquistada ao longo da etapa de hoje do Rally da Finlândia.

Enquanto isso, Hanninen acabava por sentir alguns problemas com a barra estabilizadora frontal e viu-se passado pelo compatriota Teemu Suninen. O jovem do Ford Fiesta WRC ’17 só por três especiais se viu arredado dos três primeiros ao longo do dia de hoje e soube estar à altura da oportunidade que lhe surgiu para reclamar a posição intermédia do pódio ao final deste sábado. Ainda assim, Suninen está a uns distantes 49,1 segundos do líder e conta com apenas 4,3s de margem sobre Hanninen.

Atrás, em quarto, surge Elfyn Evans. O piloto da Ford foi ganhando posições de forma gradual para subir de sexto a quarto, tendo mesmo assinado o melhor registo na SS21. A fechar a lista dos cinco primeiros está o melhor piloto Citroën. Craig Breen começou por rodar em quarto e caiu para sexto, mas logrou recuperar uma posição.

Em sexto está Thierry Neuville. O belga da Hyundai está a levar a cabo uma prova muito modesta e não está a tirar partido da desistência do líder do Campeonato Sébastien Ogier. O francês sofreu uma saída de estrada ontem e o seu navegador acabou depois por revelar que não se estava a sentir muito bem. Hoje de manhã a equipa médica não deu luz verde à participação de Julian Ingrassia, que terá de ficar fora do carro durante 15 dias. Uma decisão que ditou a primeira desistência da dupla desde o Rally de Espanha de 2015.

Ott Tänak (Ford), Kris Meeke (Citroën), Dani Sordo (Hyundai) e Mads Østberg (Ford) completam a lista dos dez primeiros.

scroll up