ACP-BP

Pub

Brabec voa à volta de Neom

| Revista ACP

Ricky Brabec esteve fortíssimo nesta terceira etapa do Dakar, pulverizando a concorrência, enquanto Gonçalves fica fora da luta pela vitória.

Dakar-Brabec-D3

O terceiro dia do Dakar voltou a mostrar-se muito exigente em termos de navegação para a maioria do pelotão, exceção feita a Ricky Brabec. O norte-americano da Honda tirou bom partido da 12ª posição que ocupou no arranque da especial de 427 km que levou os pilotos a um loop à volta de Neom para levar de vencida o dia com praticamente 10 minutos de vantagem sobre o colega de equipa Jose Ignácio Cornejo.

Brabec não deu qualquer hipótese aos rivais, saltando para a liderança logo no primeiro controlo de passagem, ao cabo de 43 km, para não mais perder a primeira posição. Não satisfeito, o americano, que está em busca da primeira vitória na prova, ganhou terreno aos adversários em todos os controlos horários para assumir a liderança do Dakar à geral com 15:02s de vantagem sobre Cornejo, que saltou de 11º da geral para segundo. O chileno largou de sétimo e chegou a rodar em 10º antes de garantir a presença no pódio deste terceiro dia já ao cair do pano.

O terceiro tempo (+13:16s) da etapa acabou por ficar a cargo de Joan Barreda Bort. O espanhol deu assim o primeiro pleno à Honda, mas, e tal como Cornejo, só depois de alguns altos e baixos. Sexto à partida, Bort controlou em 9º ao cabo dos primeiros 43 km para só depois recuperar terreno. O terceiro lugar só surgiu mesmo nos últimos quilómetros, o que lhe valeu a subida desde a oitava posição da geral até ao mais baixo do pódio.

Luciano Benavides foi o melhor representante da KTM ao terminar na quarta posição (+17:54s), cerca de um minuto à frente do irmão Kevin. Um resultado que levou o homem da Honda a perder apenas uma posição à geral, sendo agora quarto, enquanto Luciano manteve o sexto posto absoluto. Atrás deles na especial terminou Mathias Walkner (+20:07s). O austríaco da KTM foi, pode dizer-se, o último a não ceder à hecatombe.

Pablo Quintanilla caiu de segundo da geral para sétimo, estando agora a mais de 20 minutos da frente, enquanto Sam Sunderland não se deu nada bem com a abertura da pista, caindo de líder para 8º depois de ter terminado o dia de hoje com o 16º tempo. Os dois pilotos perderam muito tempo no final da etapa. Também muito atrás está o vencedor do ano passado. Toby Price é nono, a mais de 38 minutos da frente, seguido de Xavier Soultrait, já quase a uma hora.

No que toca aos portugueses, Paulo Gonçalvez está já fora da luta. O piloto da Hero teve problemas mecânicos na moto ao cabo de 30 km e ficou parado à espera da assistência. Uma espera que resultou na perda de três horas. Agora resta rolar até final para aproveitar e ganhar mais experiência com a nova moto e testá-la nas duras condições do Dakar.

António Maio logrou assinar o 14º tempo do dia, o que lhe permitiu subir a 12º da geral (+1:08:46). Joaquim Rodrigues, que já não compete para a geral absoluta, foi 17º, a 40:37s do primeiro pouco menos de dois minutos mais lento que Maio. Sebastian Bühler (Hero) terminou a tirada em 26º e é agora 22º da geral (+1:33:56).

scroll up