ACP-BP

Pub

Audi mostra serviço com vitória de Mattias Ekstrom

| Revista ACP

Três Audi nos cinco primeiros lugares, com Loeb a ganhar tempo a Al Attiyah que teve problemas na 8ª etapa.

Ekstrom-8-900

Nasser Al Attiyah não ganhou para o susto, mas continua a liderar. O piloto do Qatar partiu o diferencial traseiro da Toyota e teve de fazer grande parte do percurso apenas com tração à frente. Apesar disso, perdeu só sete minutos para Sébastien Loeb, que levou o BRX Prodrive ao 3º lugar da geral a 3m08 do vencedor, Mattias Ekstrom que conquista a sua primeira vitória numa etapa do Dakar. Mas no dia de hoje foi a Audi que mostrou as potencialidades dos seus RSQ E-Tron, apesar dos azares acumulados, que lhes retiram hipóteses de uma boa classificação. Para além da vitória de Ekstrom, Peterhansel obteve o 2º lugar apenas a 49 segundos do seu colega de equipa. Carlos Sainz foi o 4º classificado com o terceiro Audi, seguido pela Toyota de Henk Lategan. O líder Nasser Al Attiyah foi apenas 11º classificado, tendo perdido 10m09 para o vencedor, mas continua a liderar o Dakar 2022, agora com 37m58 de vantagem para Sébastien Loeb e 53m13 para Yazeed Al Rajhi também aos comandos de uma Toyota.

Em relação a portugueses, Paulo Fiúza ao lado de Vaidotas Zala foi apenas 20º na etapa, tendo caído para o 12º lugar da geral. Miguel Barbosa e Pedro Velosa levaram a Toyota Hilux Overdrive ao 36º lugar do dia, ocupando a 35ª posição na classificação geral. Nos SSV´s T4 Luís Portela de Morais e David Megre alcançaram o 7º lugar na etapa e estão no 8º lugar da geral na categoria. Rui Oliveira e Fausto Mota foram 16º classificados e estão no 17º lugar da geral. Entre os SSV T3, Mário e Rui Franco alcançaram o 11º lugar e estão na 10ª posição da tabela classificativa.

Nas motos a vitória foi para o líder Sam Sunderland numa Gas Gas, que está na frente, seguido pela Honda de Pablo Quintanilla a 2,53 e pela KTM de Matthias Walkner, que está no 2º lugar da geral a 3m45 de Sunderland. Mais um brilharete para Joaquim Gonçalves que levou a sua Hero até ao 8º lugar, ocupando a 15ª posição da geral. Rui Gonçalves foi 14º (27º geral), António Maio o 22º (25º geral), Mário Patrão o 43º (47º geral), Alexandre Azinhais o 81º do dia (71º da geral), Arcélio Couto terminou o dia no 96º lugar (79º geral) e Pedro Bianchi Prata foi 113º e está no 100º lugar da geral. Para amanhã uma especial ligeiramente mais curta, com 287 km ao cronómetro, mas repleta de dificuldades.

scroll up