ACP-BP

Pub

Uma das melhores corridas de Valtteri Bottas foi na Turquia

| Revista ACP

Antes de deixar a Mercedes, Bottas mandou no GP de Fórmula 1 em Istambul. Vitória, pole position e volta mais rápida.

Bottas-Turquia-900

Esta foi sem dúvida a corrida de Valtteri Bottas. O piloto finlandês da Mercedes conquistou a primeira vitória de 2021, o que não acontecia desde o GP da Rússia em setembro do ano passado. Bottas comandou os acontecimentos, perdeu a liderança para Charles Lclerc e recuperou o primeiro lugar para festejar uma vitória saborosa. No pódio, contou com a companhia de dois Red Bull, que mudaram de cor para este GP de Fórmula 1 da Turquia. Max Versttapen foi o 2º classificado e Sérgio Perez o 3º, numa luta habitual entre Mercedes e Red Bull.

Com este resultado, Max Verstappen recupera a liderança do campeonato, porque Lewis Hamilton foi o 5º classificado, atrás do Ferrari de Charles Leclerc, apesar de ter partido dos últimos lugares da grelha, devido à penalização por mudança da unidade motriz. O campeão do mundo questionou a paragem nas boxes para mudar pneus, numa altura em que ensaiava a entrada no pódio. Numa corrida com pista molhada e com condições difíceis, Bottas foi mestre, mas a Red Bull conquista dois lugares no pódio, com Verstappen a saltar para a liderança do campeonato, agora com 6 pontos de vantagem para Lewis Hamilton.

Numa corrida interessante de seguir, a Ferrari deu sinais positivos, não só com o 4º lugar de Leclerc, que chegou a passar pela liderança, mas também pela excelente prova de Carlos Sainz, que foi considerado o piloto do dia ao recuperar dos últimos lugares até à 8ª posição. Depois do 5º lugar de Hamilton terminou Pierre Gasly num Alpha Tauri, talvez o piloto mais regular neste GP da Turquia. Entre Gasly e Sainz terminou o McLaren de Lando Norris. A fechar o lote dos dez primeiros, Lance Stroll levou o Aston Martin ao 9º lugar, seguido pelo Alpine de Ocon.

O Campeonato do Mundo de Fórmula 1 volta a ter encontro marcado para Austin, no Texas, no próximo dia 24 de outubro. O líder é agora Max Verstappen com 262,5 pontos, com Lewis Hamilton no 2º lugar com 256,5 pontos. Entre os construtores, a Mercedes é líder com 433,5 pontos, com a Red Bull no 2º lugar com 397,5 pontos e a McLaren na 3ª posição com 240, seguida pela Ferrari com 232,5 pontos.

scroll up