ACP-BP

Pub

Três provas ACP em três calendários mundiais FIA

| Revista ACP

A Federação Internacional do Automóvel deu a conhecer os calendários das principais competições mundiais e o ACP surge com eventos em três deles.

Santiago

Como é tradicional em dezembro, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) levou a cabo o derradeiro Conselho Mundial do ano, a reunião em que são dados as conhecer os calendários dos principais Campeonatos e Taças do Mundo.

O encontro, em que devido à pandemia da Covid-19 a maior parte dos participantes marcou presença através de videochamada, serviu também para confirmar a terceira prova de categoria Mundial do Automóvel Club de Portugal. Com a primeira edição a ter tido lugar no início de março deste ano, a Baja TT ACP, disputada na região de Santiago do Cacém e Grândola, passa agora a abrir o calendário da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno de Rally Raid, disputando-se ao longo de cinco dias, entre 8 e 13 de abril.

A mais recente prova do ACP junta-se ao Rally de Portugal, que se apresenta como quarta jornada do Campeonato do Mundo de Ralis, e à Baja Portalegre 500, que volta a encerrar a Taça do Mundo de Bajas da FIA. Um trio de competições ao mais alto nível em que as duas provas de TT fazem também parte das Taças do Mundo FIM.

Assim, e no que toca aos Rally Raids, depois de Portugal a competição segue para a Andaluzia, Cazaquistão, Rússia, Marrocos, Emirados Árabes Unidos e termina na Arábia Saudita, entre novembro e dezembro.

Já no que respeita ao Mundial de Ralis, cujo calendário já tinha sido apresentado, a época será composta por um total de 12 provas a disputar entre janeiro próximo e novembro, com os tão antecipados regressos do Safari, no Quénia, e do Japão.

No que toca às Bajas, a época tem início em finais de julho, em Espanha, seguindo-se Hungria, Polónia, Itália e, em final de outubro, Portalegre.

Enquanto isso, a Fórmula 1 volta a apresentar um calendário muito preenchido, com a primeira das 23 provas a ter lugar em Melbourne, na Austrália, a 21 de março. Seguem-se Barhein, China, Espanha, Mónaco, Azerbaijão, Canadá, França, Áustria, Inglaterra, Hungria, Holanda, Itália, Rússia, Singapura, Japão, Estados Unidos, México, Brasil, Arábia Saudita e Abu Dhabi, em dezembro. Por confirmar está ainda o Vietnam que, a ir para a frente, recebe a categoria rainha após a China e antes de Espanha. De reserva surgem os traçados de Imola, Portimão e Mugello.

scroll up