ACP-BP

Pub

Nasser vence terceiro Dakar

| Revista ACP

O piloto qatari assinou a terceira vitória absoluta no Dakar, agora ao serviço da Toyota.

nasser800

Chegou ao fim mais uma edição do Dakar, esta totalmente disputada no Peru e com a vitória final a caber a Nasser Al-Attiyah. O qatari jogou as cartas logo no início da prova e, apesar de um contratempo na segunda especial, de imediato recuperou para depois recuperar a liderança na terceira especial e não mais a perder até final.

É certo que o homem da Toyota também teve a sorte do seu lado, com rivais como Stéphane Peterhansel, Sébastien Loeb, Nani Roma e Carlos Sainz a sofrerem problemas demasiado penalizadores e a ficarem arredados da luta pelo triunfo ainda cedo.

Contudo, neste último dia de prova o triunfo na especial acabou por ficar mesmo a cargo do espanhol da Mini. O vencedor do ano passado nunca se conseguiu encontrar neste Dakar, de tal forma que só ao cair do pano é que Sainz logrou um triunfo em especiais.

Atrás dele, a meros 42 segundos, terminou Loeb. O francês, que se despediu da Peugeot hoje e está já a preparar-se para o regresso ao WRC no Monte Carlo com a Hyundai, voltou a rodar com ritmo muito forte. Não fossem os problemas que teve, e o desfecho da prova teria certamente sido outro.

No mais baixo do pódio desta tirada que ligou Pisco a Lima ficou Ciryl Despres, que precisou de mais 2:32s que o colega de equipa Sainz para percorrer o mesmo traçado.

Em termos de geral, Al-Attiyah foi o grande vencedor, com Roma a terminar em segundo, a 46:42s da frente, e Loeb (+1:54:18s) a fechar um pódio composto por três nacionalidades e três marcas diferentes.

scroll up