ACP-BP

Pub

35 anos sobre a 1ª vitória de Senna

| Revista ACP

A estreia do brasileiro no mais alto do pódio da Fórmula 1 foi há 35 anos, no Circuito do Estoril, pela Lotus.

Senna1985

Há 35 anos, neste dia, chovia torrencialmente no Circuito do Estoril, mas isso não impediu a realização de mais um Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, da mesma forma que não impediu Aytron Senna de conquistar a primeira vitória na carreira.

Na altura com apenas 25 anos, o brasileiro mostrou toda a sua mestria, mas não foi tarefa fácil. Não pela chuva, onde ele sempre se mostrou um piloto de mão cheia, como poucos, mas antes pelos problemas mecânicos que teve no Lotus Renault 97T e que obrigaram à troca de motor e transmissão.

Mas não foi tudo. Para se estrear no pódio Senna teve ainda de lidar com problemas de travões, isto além, é claro, da chuva que se fez sentir ao longo de toda a corrida. A exigência da corrida foi tal que, dos 25 que alinharam à partida, apenas nove conseguiram ver a bandeira de xadrez. Entre os que tinham ficado pelo caminho estavam nomes como Nelson Piquet, Campeão do Mundo em título na altura, Alain Pros e Niki Lauda.

Facto é que Senna não se atemorizou e além de ter rodado no primeiro posto de início a fim, logrou ainda terminar com mais de um minuto para o segundo classificado, Michele Aboreto, e com uma volta de vantagem sobre o terceiro, Patrick Tambay.

No final das 67 voltas disse: “É uma sensação extraordinária. Estou muito feliz. É o meu segundo ano na F1 e pude realizar o meu primeiro grande sonho – vencer uma corrida.”

Um triunfo que ficou para a história e que sempre teve um lugar muito especial nas memórias de Senna, que sempre gostou muito de Portugal.

scroll up