ACP-BP

Pub

Este Mercedes-Benz 300 SL Gullwing tem um segredo milionário

| Revista ACP

Considerado um dos melhores desportivos do mundo, este 300 SL Gullwing de 1955 deverá ser vendido por 8 milhões de euros.

Merc-Gullwing-capa

O seu visual é inconfundível e as portas "asa de gaivota" tornam este modelo conhecido em todo o mundo. Normalmente apresenta-se na cor cinzenta para simbolizar o facto de ser construído com uma liga mais leve de alumínio, o seu grande segredo, simbolizado pelo nome "Leichtmetallausführung" ou "Versão de peso reduzido” que lhe confere um valor tão elevado. É um dos modelos desportivos que teve maior impacto no pós-guerra, além de ser o grande ícone da Mercedes-Benz.

Construído para a competição, este Gullwing em alumínio é único em muitos pormenores, pesa menos 100 kg que o modelo original (pelo facto de utilizar uma liga de alumínio) o que o tornava bastante ágil na competição automóvel. É por isso considerado um modelo dedicado aos mais puristas da marca alemã. Relativamente ao motor, utiliza um 3.0 litros com mais de 215 cavalos e atinge os 220 km/h de velocidade máxima.

Foram registadas apenas 29 unidades deste modelo todos para clientes particulares, este é o 13º dos 24 Gullwings em liga de alumínio produzidos em 1955. O chassis número 5500332 foi encomendado por Joseph F. Weckerlé de Casablanca, Marrocos, e recebeu vários extras como a cor Silver Gray Metallic e um interior em tecido azul. É um dos poucos a equipar um diferencial traseiro de relações longas o que lhe aumenta a velocidade de ponta e o conta quilómetros tem a particularidade de indicar uma velocidade máxima de 270 km/h. Foi a única unidade encomendada nova em África.

O modelo esteve durante 30 anos guardado numa coleção particular nos EUA, e foi adquirido em 2014 pelo atual proprietário que o colocou agora à venda. Este espantoso Mercedes-Benz 300 SL Gullwing de 1955 vai ser vendido em leilão pela RM Sotheby's Arizona Sale, no dia 27 de Janeiro de 2022. Calcula-se que o seu valor se aproxime dos 8 milhões de euros.

scroll up