ACP-BP

Pub

Bentley vai relançar o 4 ½ Litre Team Blower

| Revista ACP

A nova edição deste desportivo histórico será limitada a 12 exemplares e vai demorar dois anos a ficar pronta.

Bentley Blower

O Bentley “Blower” é considerado o mais mítico carro de competição dos anos pré-guerra, e está para sempre ligado à imagem do seu piloto, o “Bentley Boy” Sir Henry Birkin. A sua criação nasce, aliás, de uma teimosia de Birkin: em 1928 já se tinha tornado claro que o 4 ½ Litre tinha atingido o limite de desenvolvimento, com a concorrência em pista a tornar-se cada vez mais próxima da supremacia dos Bentley.

Em ano de centenário, a marca de luxo decidiu relançar este modelo histórico de 1929 através de uma edição especial limitada a 12 exemplares, o número de vezes que os quatro Blower 4 ½ Litre originais participaram em provas desportivas.

Para a produção dos componentes, a Bentley vai desmontar o chassis nº HB 3404 do Team Blower até ao mais ínfimo pormenor voltando a montá-lo para fazer um scan a 3D de todas as peças e também para produzir as ferramentas necessárias para a produção de alguns componentes, tal como eram feitos na época.

O motor também vai ser uma réplica do utilizado pelos modelos originais – o 4 cilindros com 16 válvulas e 4.4L, com 240 cv de potência. Esta recriação vai estar a cargo do departamento Mulliner e demorará cerca de dois anos para ficar concluída. A marca ainda não adiantou preços para estes “novos” Bentley.

scroll up