ACP-BP

Pub

Alfa Romeo G1 foi o primeiro e só existe um

| Revista ACP

O único exemplar do primeiro  Alfa Romeo serviu para guardar gado e perseguir cangurus, até ser recuperado e leiloado.

Alfa G1_2_1920

O Alfa Romeo G1, recentemente leiloado por mais de 360 mil euros, foi o primeiro modelo produzido pela Alfa Romeo sob a denominação que hoje conhecemos. Na verdade, a empresa já existia desde 1910 mas era conhecida como Anonima Lombarda Fabbrica Automobili, nome que manteve por dez anos até o seu diretor Nicola Romeo mudar para Alfa Romeo.

Corria o ano de 1921 quando a marca, na sua nova fase, lançou o Alfa G1 um modelo vocacionado para a competição já que estava equipado com um generoso motor de seis cilindros em linha e 6330 cm3 capaz de chegar aos 71 cv de potência e atingir uma velocidade máxima de 138 km/h. Chegou a triunfar na sua classe, no Circuito del Garda que acolheu 15 provas do GP entre 1921 e 1966.

Das 52 unidades produzidas com 50 a serem exportadas para a Austrália, só resta este Alfa G1, com o chassis nº 6018, protagonista de uma história curiosa.

Foi adquirido por um empresário australiano que ao declarar falência resolveu escondê-lo dos seus credores, em 1922. Morreu três anos mais tarde sem que ninguém soubesse do paradeiro do G1, até ser descoberto em 1947 por um grupo de agricultores.

Depois de ter sido colocado novamente a andar foi utilizado nas mais variadas tarefas no campo. Era o veículo favorito para reunir o gado e até andar a perseguir cangurus! A queda de árvore ditou-lhe um destino ainda mais triste, tendo ficado tão danificado que apenas foi aproveitado o motor para funcionar como bomba de água numa quinta, até 1964, ao ser recuperado por um grupo de entusiastas da Alfa Romeo em Ipswich. Seria posteriormente comprado por Ross Flewell-Smith que iniciou um processo de reconstrução e restauro que se prolongaria por dez anos.

Já com a dignidade de outrora, participou em diversos concursos de elegância e em provas para carros antigos, antes de voltar a ser vendido em 1995 a Julian Sterling que iniciou novo processo de restauro, após o qual seria novamente vendido ao importador da Alfa Romeo na Nova Zelândia, Ateco Automotive.

No início do ano, o único exemplar completo do Alfa Romeo G1 que se conhece foi leiloado pela RM Sotheby’s por quase 363 mil euros.

scroll up