ACP-BP

Pub

A Renault celebra os 60 anos da 4L

| Revista ACP

Seis décadas depois continua a ser um dos modelos mais emblemáticos da marca.

Renault-4L-840

Autêntico ícone da cultura pop francesa, a que o resto do mundo não ficou indiferente, a Renault 4L foi dos projectos mais bem conseguidos da marca francesa, que na época queria construir um modelo versátil quanto ao seu uso, robusto e económico. Desde que foi lançada em 1961 e fabricada até 1994, a 4L vendeu oito milhões de unidades em mais de 100 países.

Por se tratar de um caso de sucesso, 2021 vai ser ano rico em celebrações deste modelo que marcou gerações, continuando ainda hoje a ser um carro muito cobiçado pelos colecionadores. Apesar das incertezas do contexto sanitário, as celebrações deste aniversário vão prolongar-se ao longo do ano, de forma regular, com especial incidência nas redes sociais.

Para o sexagésimo aniversário da Renault 4L foi construído um programa oficial, com vários momentos que ocorrerão, nas redes sociais, nos dias 4 e 14 de cada mês, com conteúdos exclusivos, para os fãs e pelos fãs, nomeadamente com a participação de colecionadores e outras personalidades. Será um “mergulho” na história de um automóvel que mais do que marcou a sua época.

Calendário das celebrações dos 60 anos da 4L

Fevereiro - a partir do dia 14, o Atelier Renault, nos Campos Elísios, vai acolher uma 4L na sua versão «Parisienne», reconhecível pela decoração única da carroçaria.

Março - a Renault Classic, responsável pela preservação do património da Renault, vai destacar 30 modelos da Renault 4L, entre as quais 12 versões icónicas, que serão dispostas numa cenografia realizada expressamente para a ocasião.

Abril - porque a 4L é intemporal e continua a cativar os mais jovens, alguns influenciadores vão mostrar a sua versão do que é este automóvel, através de pequenos e divertidos filmes realizados em Stop-Motion. Estes filmes irão recorrer à coleção de miniaturas da Renault.

Maio - uma vasta coleção de objetos com a efígie da 4L, selecionados e especificamente desenhados para os 60 anos, vai estar disponível na boutique do Atelier Renault, nos Campos Elísios, e também no seu site. A Renault irá lançar uma série de vídeos que revelam os segredos da 4L. Uma ocasião para recolher testemunhos de todos aqueles que cresceram com a 4L, nomeadamente coleccionadores e personalidades que criaram a história deste automóvel no seio da Renault.

Junho - enquanto ícone do cinema, tornada célebre por variadíssimas aparições no grande ecrã, a 4L vai desfilar no tapete vermelho da 74ª edição do Festival Internacional do Filme de Cannes. A exposição «4L ícone pop» irá ocupar o Atelier Renault. Esta será a ocasião para a descoberta de uma inédita 4L, além de outras surpresas.

Setembro - o serviço de «carsharing Zity» vai acolher a 4L, num inédito encontro elétrico.

Novembro - a 4L Fourgonnette reserva, também, uma surpresa. Outras novidades serão anunciadas ao longo do ano.

scroll up