ACP-BP

Pub

Fim-de-semana sem carros. A nova proposta alemã para cortar emissões

| Revista ACP

Proposta para reduzir emissões poluentes foi apresentada pelo ministro dos transportes da Alemanha, Volker Wissing.

Transito-em-Berlim

Numa altura em que o Governo alemão debate a revisão da legislação no que diz à redução das emissões de CO2, o Ministro dos Transportes alemão, Volker Wissing, surgiu com uma proposta particularmente polémica.

Segundo este, para alcançar as metas de redução de emissões o país deveria aplicar diversas restrições ao tráfego automóvel.

Uma delas seria implementada aos sábados e domingos, ou seja, ao fim-de-semana. De acordo com Volker Wissing, nestes dias o trânsito automóvel deveria ser proibido.

No seu entender, medidas como a redução dos limites de velocidade (já incluídas na lista de propostas) não são suficientes para alcançar as metas. Por isso, é preciso ir mais longe, mesmo que as medidas possam ter um impacto significativo na população.

Segundo o Ministro dos Transportes germânico, estas medidas mais radicais são uma resposta à ineficácia do atual quadro legal de proteção climática.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Ainda de acordo com o Volger Wissing, a lei climática alemã deveria deixar de exigir a redução de emissões de CO2 por setores individuais (transportes, indústria, etc) e focar-se antes na redução total das emissões, independentemente dos setores da sociedade que para elas contribuem.

Como que a comprovar o quão polémica esta proposta é, nem sequer o partido político os Verdes, de carácter ecologista, nem a organização ambiental Greenpeace se mostraram favoráveis à sua implementação.

Curiosamente, em sentido contrário, recentemente o Ministro das Finanças alemão mostrou-se contra o fim dos motores de combustão, afirmando que a União Europeia se deve focar em diversas soluções para descarbonizar, inclusive combustíveis sintéticos ou biocombustíveis.

scroll up