ACP-BP

Pub

Novo concept T7 da Yamaha

| Revista ACP

A Yamaha está prestes a dar ao mundo uma visão do futuro com a revelação do novo concept T7 no EICMA.

Yamaha T7_Concept

Seja qual for o tipo moto de aventura com que viaje, é provável que tenha sido influenciado de alguma maneira por um dos modelos mais icónicos na história da Yamaha. Esse modelo foi a lendária XT600Z Ténéré, lançada há 33 anos no Salão de Paris.

A icónica XT600Z Ténéré atraiu um grande grupo de motociclistas que adoraram a sua robustez e simplicidade, associadas ao seu pedigree competitivo. Fielmente inspirada nas máquinas de competição do Rali Dakar, conduzidas por pilotos lendários como Stéphane Peterhansel, este robusto modelo de aventura acabou por se tornar num sucesso de vendas na Europa.

Nos primeiros 10 anos da sua vida - entre 1984 e 1994 - esta notável moto atingiu as 61 000 unidades vendidas, e ainda hoje a Ténéré continua a atrair muitos discípulos entre os quais vários orgulhosos proprietários que são membros de clubes Téneré.

Novo concept T7 Yamaha: uma expressão de know-how e paixão

O espírito original da Ténéré, que fez da Yamaha um dos maiores nomes de rally e aventura, nunca desapareceu e ficará para sempre no ADN da empresa. Para a Yamaha, a aventura representa um modo essencial e muito puro de apreciar a condução de motos – proporcionando sentimentos de liberdade e descoberta absolutas, viajando para locais deslumbrantes mesmo se não existirem estradas para lá chegar. Agora, a Yamaha está prestes a dar ao mundo uma visão do futuro com a revelação do novo concept T7 no EICMA.

Muitos dos modelos de aventura de tamanho médio existentes são vistos como demasiado orientados para a estrada e demasiado sofisticados, incompatíveis com uma verdadeira condução todo o terreno. O mundo da aventura precisa de um novo tipo de moto que consiga oferecer a versatilidade genuína para longas viagens e a durabilidade pura da Ténéré original, em combinação com um design contemporâneo e com uma tecnologia inovadora do motor e do quadro.

Uma equipa empenhada, composta por engenheiros da Yamaha, designers e planificadores de produtos da equipa oficial de rallies em França, pelo departamento de I&D em Itália e pela GK Design nos Países Baixos, desenvolveu o novo concept T7. Todos os membros da equipa são impulsionados pelo desejo de criar algo que se adapte às necessidades do viajante aventureiro e que represente a visão da Yamaha para a próxima geração de motos de aventura.

Criado a partir do ADN de competição que fez da Yamaha um dos nomes de maior sucesso no mundo dos rallies, o concept T7 Yamaha é um protótipo totalmente funcional desenvolvido para conseguir um equilíbrio perfeito entre a estrada e todo o terreno.

Esta máquina leve baseia-se num quadro totalmente novo, concebido para complementar uma versão especialmente desenvolvida do aclamado motor CP2 de 700 cc, proporcionando um excelente binário e uma potência de fluxo fácil para uma tração perfeita em todas as condições.

Equipada com um depósito de combustível em alumínio, farol LED de 4 projetores, carenagem e chapas de proteção em carbono , para além de um escape Akrapovic personalizado - tudo combinado com uma suspensão dianteira KYB com especificações de topo - o concept T7 Yamaha é uma visão da máquina ideal de aventura e desempenha um papel importante no desenvolvimento da próxima geração de modelos de aventura da Yamaha.

Um novo capítulo do livro de lendas chegará às ruas - e aos trilhos - a partir de 2018.

scroll up