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Kangoo e Mokka com 4 estrelas nos testes de segurança

| Revista ACP

Os renovados modelos da Renault e da Opel tiveram dificuldades em passar a bateria de testes efetuados pelo Euro NCAP. 

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Renault Kangoo e Opel Mokka regressaram ao banco de ensaios do Euro NCAP e obtiveram quatro estrelas nos mais recentes testes de segurança, que analisaram ainda mais modelos. 

O Mercedes-Benz GLA e o Mercedes-EQ EQA elétrico receberam classificações com base na classificação de cinco estrelas de 2019 da Classe B da Mercedes-Benz, da qual os veículos são em grande parte derivados. Também o Cupra Leon recebe uma classificação de cinco estrelas, herdada de seu gêmeo, o SEAT Leon, testado em 2020.

A nova edição, há muito esperada, do Renault Kangoo teve um bom desempenho nos testes de colisão, mas no que diz respeito aos impactos laterais, a calssificação ficou aquém do esperado, o que fez baixar a sua pontuação para níveis inferiores ao exigido para uma classificação de cinco estrelas. No entanto, destaca-se o facto de que o renovado Kangoo vem com vários recursos de segurança ativa, - incluindo sistemas de travagens automáticos, para evitar colisões com carros, peões e ciclistas - todos ativados corretamente nos testes de prevenção de colisões do Euro NCAP.

A segunda geração do Opel Mokka marca a mudança da plataforma Gamma II original da GM para a nova plataforma modular comum Stellantis (CMP), também usada para os mais recentes Citroën C4 e ë-C4, alvo de classificação no mês passado.

O Opel Mokka está firmemente instalado no território das quatro estrelas. Sem sistemas de travagens automáticos para proteção do ciclista, e também sem um airbag central, o carro falha no objetivo das cinco estrelas em qualquer área de avaliação, incluindo a da proteção de ocupantes infantis.

O secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, explicou que são “dois carros com quatro estrelas, mas vindo de direções diferentes. Com o Kangoo, a Renault lançou um sucessor respeitável que tem um bom desempenho em geral e carece apenas de um airbag central no que diz respeito à proteção de última geração. Já a Stellantis parece aceitar um desempenho inferior em geral, pois o novo Mokka carece de alguns sistemas de segurança críticos que se tornaram cada vez mais comuns atualmente. A última edição claramente revela pouca ambição face à versão anterior do Mokka, que foi vice-campeão do Melhor da Classe de 2012 na categoria de Carros Familiares Pequenos".

Também foram realizados testes adicionais nos dois modelos da Mercedes, o GLA e o EQA, mas em ceertos parâmetros houve apenas a transferência de algumas das classificações obtidas em 2019, pois sáo dois modelos em que em muito derivam do Classe B da marca germânica. O EQA reflete uma tendência crescente para a eletrificação e prova que o futuro pode ser verde e seguro. O Cupra Leon, idêntico em quase todos os aspectos ao SEAT Leon, também recebe uma classificação de cinco estrelas em 2021. A variante híbrida plug-in do Volkswagen Tiguan, o eHybrid, é adicionada como uma variante à classificação de cinco estrelas de 2016 desse carro.

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