ACP-BP

Pub

Ford quer acabar com pára-arranca no trânsito

| Revista ACP

A Ford está a testar o “Green Light Optimal Speed Advisory” para evitar o pára-arranca no trânsito, e poupar no combustível.

Ford quer acabar com pára-arranca no trânsito

A Ford está a testar uma nova tecnologia que visa tornar as deslocações de automóvel mais fáceis e fluidas nas cidades sem ser necessário parar nos sinais vermelhos, melhorando, ao mesmo tempo, a eficiência em termos de consumo de combustível

“Green Light Optimal Speed Advisory” é o nome desta tecnologia que segundo a marca, visa ajudar os seus automóveis a “cavalgarem a onda verde” e tem por base a ligação automática via wireless dos veículos a um sistema de informação, contendo os timings dos sucessivos sinais luminosos. Com base nestes dados, o condutor é aconselhado acerca da velocidade mais adequada a que deve seguir, de forma a encontrar o sinal verde.

A par do “Green Light Optimal Speed Advisory”, as unidades Ford Mondeo Hybrid que o fabricante norte-americano está a utilizar nos testes estão igualmente a ensaiar um novo sistema de alerta, denominado “Emergency Electronic Brake Lights”, com o objetivo de avisar o condutor de uma travagem a fundo do veículo que segue à frente. Mesmo que este se encontre fora do raio de visão do condutor, até uma distância máxima de 500 metros.

Das tecnologias em análise fazem ainda parte um sistema de alerta para o condutor nas situações em que outros veículos estejam a tapar a visibilidade no cruzamento que se avizinha; para a aproximação de veículos prioritários como ambulâncias, carros da polícia ou de bombeiros; ou ainda para a prioridade dos veículos que se aproximam de um cruzamento sem sinalização.

scroll up