ACP-BP

Pub

Foi criado um escudo de proteção digital para motos

| Revista ACP

Sistema inovador alerta  automobilistas para a presença de motocilistas que em caso de colisão são sempre o elo mais fraco.

b2x communication

Os condutores de motos têm 18 vezes mais hipóteses de se envolverem em acidentes rodoviários. Só no ano passado, na Alemanha, registaram-se 30 mil acidentes com motos dos quais 600 resultaram em mortes. Para reduzir esses números, a  germânica Bosch desenvolveu um escudo de proteção digital. Trata-se de uma tecnologia destinada aos motociclistas salvaguardando-os dos automobilistas através de um escudo de proteção digital.

Este sistema inovador permite que, num raio de algumas centenas de metros, os veículos troquem informações entre si, até dez vezes por segundo, sobre o tipo de veículo, velocidade, posição e direção em que circula. E muito antes que os automobilistas ou os sensores dos seus carros detetem alguma presença na estrada, esta tecnologia informa-os de que uma mota se está a aproximar permitindo-lhes adotar uma condução mais cautelosa se for caso disso.

Algumas situações perigosas acontecem, sobretudo em vias com várias faixas, quando uma moto se aproxima de um automóvel através do ângulo morto e este decide nesse preciso momento mudar de faixa para ultrapassar o veículo da frente. Nesta manobra, se o sistema da Bosch identificar alguma situação potencialmente perigosa, avisa o motociclista e o automobilista fazendo soar um aviso nos respetivos painéis de controlo, de modo a evitar o acidente.

scroll up