ACP-BP

Pub

E quando um smartphone guia um Porsche?

| Revista ACP

Huawei Mate 10 Pro testou inteligência artificial na condução de um automóvel, detetando objetos e evitando colisões.

Huawei_Porsche

No Mobile World Congress, a decorrer em Barcelona até dia 1 de março, a Huawei mostrou a todo o mundo como é que o seu Mate 10 Pro consegue conduzir um carro de forma autónoma, neste caso um Porsche Panamera.

O projeto é conhecido como RoadReader e desafia os limites da tecnologia de reconhecimento de objetos. Ao contrário de outros veículos autónomos que não necessitam de condutor, e que simplesmente detetam obstáculos, a Huawei desenvolveu este smartphone capaz de perceber o que se passa em redor do veículo e distinguir até 1000 objetos diferentes, incluindo um animal, uma bola ou uma bicicleta, escolhendo a direção mais indicada de modo a eviar uma colisão.

O RoadReader da Huawei aproveita as capacidades de Inteligência Artificial onde o recurso ao processador Kirin 970 permite não só o reconhecimento automático de objetos, mas também de simplificar o processo de fotografar com a qualidade profissional do Huawei Mate 10 Pro.

Graças a esta nova tecnologia associada à tecnologia e ao hardware já existentes nos automóveis, o Mate 10 Pro torna-se no primeiro smartphone com capacidade para conduzir um automóvel sem condutor.

scroll up