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Como se pinta um carro: 84 robots e 5.000 litros de tinta

| Revista ACP

A Seat revela o complexo e rigoroso processo de pintura dos seus automóveis, que leva três anos até chegar à cor certa.

Pintura Seat

Cada cor, desde a sua criação à aplicação na viatura, percorre uma viagem de três anos passando pela investigação e sensibilidade para captar as tendências do mercado antes da fase final. São necessários mais de 1.000 dias para chegar a uma nova gama de cores. Eis os passos a dar:

- uma equipa especializada analisa as tendências de mercado e propõe uma palete de cores para os modelos a lançar. Além de acompanhar a moda, a criação de uma nova tonalidade é também uma tarefa muito intuitiva. Gastam-se cerca de mil litros de tinta para chegar a uma nova tonalidade;

- em laboratório, fazem-se as misturas que transformam o ato criativo num exercício puramente químico. No caso da gama cromática do Seat Arona misturaram-se 50 pigmentos e partículas metálicas diferentes, criaram-se quase 100 variações da mesma cor de forma a ser escolhida a tonalidade mais adequada. No novo Arona é permitido escolher entre mais de 68 combinações;

- uma vez escolhida, a cor tem que ser aplicada na chapa para confirmar a sua aplicabilidade e o efeito visual final produzido. Experimentam-se os efeitos visuais, os brilhos e os sombreados em placas de metal expostas à luz solar e à sombra para que se confirme que a cor, quando aplicada, corresponde com o que foi idealizado;

- já na estufa, os automóveis são pintados a uma temperatura que oscila entre 21 e 25 graus. Num processo completamente automatizado, 84 robots aplicam 2,5 quilos de tinta, ao longo de seis horas, em cada veículo. As cabines de pintura possuem um sistema de ventilação semelhante ao que existe nas salas de operações para evitar a entrada de pó do exterior, impedindo assim que assentem impurezas na tinta acabada de aplicar. No total, sete capas de tinta, finas como um cabelo, mas duras como uma rocha, secadas num forno a 140 graus;

- uma vez aplicada a tinta, bastam 43 segundos para que se confirme não existir qualquer imperfeição na aplicação da pintura. Os veículos passam por um scanner que verifica a regularidade da pintura e a inexistência de impurezas.

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