ACP-BP

Pub

As cinco profissões mais curiosas no fabrico automóvel

| Revista ACP

Escultores, alfaiates ou especialistas no olfato são alguns dos profissionais que também trabalham na indústria do setor.

SEAT Profissoes3

Conceber automóveis envolve muito mais que engenheiros, designers ou técnicos de produção. Existe toda uma atividade curiosa e menos conhecida por detrás da conceção dos veículos. A Seat revela outras profissões que se encontram ao serviço dos construtores:

O primeiro condutor - dois milhões de quilómetros por ano. Esta é a distância que percorre a equipa de condutores profissionais para colocar à prova todos os veículos que saem da fábrica da SEAT de Martorell num único ano. Estes profissionais dedicam-se a testar o funcionamento dos veículos à saída da linha de montagem. Num circuito com seis tipos diferentes de piso, são realizados testes a velocidades diferentes por cima de paralelepípedos e de irregularidades de forma a assegurar que não se desenvolvem ruídos parasitas. Durante a prova também se comprova o bom funcionamento da buzina, das luzes e dos travões.

Escultores de argila - criam artesanalmente automóveis em argila, em tamanho real, que duplicam o peso de qualquer veículo. Para isso, moldam 2.500 quilos de barro em 10.000 horas de trabalho com a espátula, criando os chamados modelos de barro que permitem apreciar as formas do veículo antes da definição final das linhas.

Alfaiate de automóveis - alinhar à mão os padrões dos tecidos aplicados nos veículos, atendendo à melhor combinação de cores e de materiais que devem condizer com a personalidade de cada automóvel. Este alfaiate especializado utiliza mais de 30 metros de tecido para revestir o interior de um automóvel e, para concretizar os objectivos, tem que iniciar os seus trabalhos com uma antecedência de dois anos.

O examinador de bancos - a profissão que consiste em criar o banco ideal. Com a sua equipa tem que testar a resistência ao abatimento do assento até 20.000 vezes para cada variante de banco. A análise é completa: devem encontrar a espuma, o tecido, a estrutura e as costuras ideais que se adaptem aos mais diversos tipos de corpo e condições de utilização. Também se asseguram do correto desenho dos encostos de cabeça, que deverão evitar eventuais lesões cervicais.

Sommeliers de automóveis - o nariz é a sua principal ferramenta de trabalho para se atingir o objetivo: o famoso “cheiro a carro novo”. A equipa de químicos realiza mais de 400 provas olfativas por ano, expondo o carro a temperaturas de 60ºC. Esta é uma profissão com curiosas exigências: não podem fumar nem usar perfumes, para que os resultados dos testes não sejam adulterados.

scroll up