ACP-BP

Pub

As carrinhas têm os dias contados para a Mercedes-Benz

| Revista ACP

É intenção da marca deixar de ter, até 2030, carrinhas na sua gama mas apresenta alternativas.

mercedes-carrinhas-900

A Mercedes-Benz prepara-se para deixar de fabricar carrinhas e traçou um prazo para abandonar essas propostas. Após 2030, é intenção da marca de Estugarda deixar de contar com carrinhas na sua gama. A atual CLA Shooting Brake irá desaparecer em 2025 e a Classe E vai estar no mercado até 2030, o prazo limite.

A forte aposta na electrificação com o elevado investimento que esse caminho implica, nomeadamente no desenvolvimento de plataformas específicas para veículos eléctricos, parece estar entre as justificações de peso que levam o fabricante alemão a esta decisão. Por outro lado, o crescente sucesso dos modelos SUV que está a afetar o êxito comercial das tradicionais carrinhas, também deverá ter contribuído para esta mudança de estratégia.

Como alternativa ao segmento das carrinhas, a Mercedes-Benz pensa propor outros modelos igualmente versáteis e espaçosos como os sedãs crossover eléctricos (com altura em relação ao solo suficiente para albergar as baterias no chão das plataformas), e criar uma maior distinção entre os seus crossovers e os seus SUV, por forma a satisfazer os clientes no momento de decidirem quais as características que desejam para as suas novas aquisições.

Atualmente, a Mercedes-Benz conta com duas carrinhas que quase podem ser consideradas crossover: as variantes All-Terrain das Classe C e Classe E. Resta saber se com o desaparecimento das carrinhas estas também vão ter os dias contados ou, se pelo contrário, vão assumir mesmo o estatuto de crossover.

scroll up